WhatsAppinite: entenda como uso excessivo de celular pode levar a tenossinovite no punho
                Foto: Bruno Peres / Ag. Brasil
Você sabe quantas horas por dia usar você usa o seu celular, especialmente para digitar? Saiba que o uso excessivo do celular, computadores e outros dispositivos eletrônicos está intimamente ligado ao desenvolvimento a tenossinovite de De Quervain, popularmente chamada de “WhatsAppinite”.
Embora na população em geral a prevalência da tenossinovite de punho não seja tão alta, em populações de risco que realizam movimentos repetitivos, trabalhos manuais e uso intenso do polegar e punho para digitar, a prevalência pode variar de 20 a 70%.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas, Saúde Postural, Pilates e RPG, a tenossinovite De Quervain se caracteriza pela inflamação, irritação e aumento do volume dos tendões do punho e dedo polegar. “Sendo assim, a inflamação aumenta a bainha sinovial (estrutura que recobre o tendão). Essa bainha serve para diminuir o atrito entre músculos, ligamentos e ossos”, explica.
“Os tendões ligam os músculos aos ossos. Portanto, são cruciais para os movimentos de dobrar as mãos, punhos, joelhos e demais articulações do nosso corpo. Em um quadro de tenossinovite, temos um espessamento da bainha e, com isso, acontece uma constrição do tensão durante o deslizamento. A partir disso, o tendão pode parecer travar ou grudar quando o paciente move o polegar”, esclarece Walkíria.
Sinais e sintomas
Sem dúvidas, o sintoma mais característico da tenossinovite de punho é dor na base do polegar, próximo ao punho. A dor costuma piorar quando o paciente movimenta o polegar ao segurar objetos, por exemplo. A sensação dolorosa também pode se espalhar para o antebraço e cotovelo.
A tenossinovite de punho causa dores intensas e impede, muitas vezes, que o paciente realize suas atividades da vida diária. A dificuldade de realizar os movimentos podem aparecer ao segurar objetos, abrir portas, garrafas, pentear os cabelos e em movimentos em pinça em geral.
Tratamento
Geralmente, o tratamento da tenossinovite de De Quervain é conservador, com medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação. Além disso, vários recursos da fisioterapia também podem contribuir para melhora da dor e do processo inflamatório.
Para além de medicamentos e fisioterapia, é crucial identificar a causa da tenossinovite de punho. Quando isso é possível, o paciente precisa ser orientado a mudar seus hábitos. Isso quer dizer que se a doença foi desencadeada pelo uso excessivo do celular ou computador, será preciso repensar o tempo de uso desses dispositivos.