Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Redação

‘Não quero criar pânico, mas precisamos acordar’, alerta provedor da Santa Casa

Atualmente, há 15 pacientes nos leitos da UTI da Santa Casa de Itatiba por conta do coronavírus

Por Redação

Foto: Márcio Egídio

Da Redação

A Santa Casa de Itatiba conta, atualmente, conta com 15 pacientes em estado grave na UTI por conta da covid-19, número este que obrigou a utilizar a maioria dos seis leitos adicionais colocados no hospital. Além desses, há, ainda, dois pacientes em espera, seis na enfermaria e mais sete internados no UPA, sendo dois em estado grave.
Segundo o provedor da Santa Casa, Emerson Netto, estão sendo utilizadas de 15 a 20 garrafas de oxigênio com 10 m² cada por dia. Por este motivo, o pedido é de que, qualquer sintoma, o paciente procure ajuda médica, mas que não aglomere na frente da Santa Casa.

Colaboração da população

Emerson destacou que agora, mais do que nunca, é preciso colaboração da população, “a população não fez a parte dela nas festas de fim de ano, então chegou a hora de fazer. Não quero criar pânico e nem terrorismo, mas precisamos acordar”, desabafou o provedor.
É preciso, ainda, segundo ele, ter cuidado não apenas com o covid, mas evitar ir à Santa Casa por outros motivos, “os motoqueiros que vivem caindo de moto, precisamos que tenham cuidado; se for fazer serviços como limpar o telhado por exemplo, também redobrar esse cuidado. Há uma sobrecarga muito grande na Santa Casa e estamos perdendo o controle”, alertou.

Além de Itatiba

Além de Itatiba, há outras cidades com ocupação alta de pacientes na UTI, o que torna a situação ainda mais preocupante, já que dessa forma não será possível nem transferências. Segundo a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes do Estado de São Paulo, as Santas Casas de Marília e Votuporanga estão com ocupação máxima de pacientes graves da doença.
Entre os municípios que já passaram 90% de ocupação estão as cidades de Araras (90,1%), Mairiporã (90,1%), Serrana (90,3%), Carapicuíba (90,8%), Tupã (91,4%), Promissão (94,2%), Avaré (94,3%), Valinhos (95,3%), Fernandópolis (95,7%), Cruzeiro (97,1%), Socorro (97,2%), Santa Cruz do Rio Pardo (97,4%), Amparo (98,2%) e Presidente Prudente (98,6%).

 
What do you want to do ?
New mail

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi