Vivências promove saúde e bem-estar para público 50+ em Itatiba

Foto: Divulgação PMI
Com o objetivo de incentivar a qualidade de vida da população com mais de 50 anos, o programa Vivências, realizado pela Prefeitura de Itatiba por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), segue com uma programação diversificada nos meses de agosto e setembro. Criado em 2023, o projeto oferece atividades voltadas ao envelhecimento saudável – em aspectos físicos, mentais e emocionais – sem necessidade de inscrição prévia: basta comparecer.
O último encontro aconteceu em 2 de julho, com uma sessão especial de cinema promovida em parceria com o Cineclube José Cesarini. O evento contou com a participação da coordenadora do Vivências, Andréa de Oliveira da Silva, e reuniu o público no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado à Travessa Ângelo Perdão, s/n, no Jardim Vitória.
A agenda de agosto começou nesta quarta-feira (06) e segue com dois encontros confirmados. No dia 14/08 (quinta-feira), às 9h, o professor Wagner João Tomazini falará sobre “Primeiros Passos para Vencer o Sedentarismo” no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Harmonia.
Já no dia 18/08 (segunda-feira), também às 9h, o Cras Nações recebe a palestra “O Papel Social da Mulher na Saúde”, ministrada pelo cardiologista José Claudio Carrete e Silva. A atividade faz parte da programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, que em 2025 conta com o reforço da campanha federal “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, destacando a importância da Lei Maria da Penha na proteção e transformação de vidas.
Em setembro, o Vivências terá uma ação intergeracional. No dia 03/09 (quarta-feira), o projeto estará na Emeb Profa. Marina Araújo Pires, no Jardim das Nações, em atividade junto aos alunos da unidade.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 4594-1677 e 4538-3335. Já para contatar diretamente a coordenação do Vivências, o número é 4534-3310, do Centro de Capacitação Solidária do FSS.