Vigilância Sanitária de Campinas fecha consultório odontológico clandestino na Vila Nogueira
Ação ocorreu após denúncia recebida pela Prefeitura via 156. Local sem estrutura adequada funcionava sem licença, apresentava dejetos de animais e itens sem esterilização

Foto: Vigilancia Sanitária
A Vigilância Sanitária de Campinas interditou um consultório odontológico clandestino que funcionava na rua Nuno Álvares Pereira, na Vila Nogueira. A ação da equipe no local foi realizada na quarta-feira, 24 de setembro, após uma denúncia anônima feita à Prefeitura pelo telefone 156.
O espaço funcionava em estrutura inadequada, sem licença sanitária. Ele estava com dejetos de gatos que circulavam livremente, incluindo a cadeira usada para procedimentos.
O imóvel também era usado como residência pelo responsável, mas sem uma entrada independente. Também não havia área exclusiva para a atividade profissional.
Além de itens antigos, a equipe da Vigilância Sanitária encontrou um equipamento de raio-X sem controle de qualidade e materiais sem esterilização.
“Não havia condições higiênico-sanitárias necessárias para operacionalização do serviço”, ressaltou Ana Heloísa de Lima Vieira, coordenadora departamental da Vigilância Sanitária.
Providências
A Vigilância interditou o consultório clandestino e abriu um processo administrativo sobre o caso. Com isso, o responsável tem um prazo de dez dias para apresentação de defesa.
O resultado da fiscalização também será comunicado ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) para investigação sobre a atividade do profissional.
Aumento de interdições
A Secretaria de Saúde Campinas já havia noticiado nesta semana sobre o aumento de interdições das clínicas de estética neste ano, no comparativo com 2024. Com a atualização de dados nesta quinta, 25, o total de clínicas de odontologia fechadas desde janeiro também é superior ao total verificado durante os 12 meses do ano anterior.
Clínicas de estética
· 2024: 1
· 2025: 10 (até 25 de setembro)
Espaços de odontologia
· 2024: 23
· 2025: 26 (até 25 de setembro)
Como escolher uma clínica de estética e/ou odontológica segura?
Quem busca uma clínica de estética ou espaço odontológico com esta finalidade deve observar os seguintes itens:
· limpeza e higiene do local
· habilitação/autorização do profissional para fazer o procedimento
· licença sanitária dentro da validade - ela precisa ficar exposta ao público
· uso de materiais descartáveis e esterilizados
· validade e conservação dos produtos aplicados
A Vigilância Sanitária também orienta a população a ter atenção sobre os preços praticados e a forma como os serviços são anunciados em redes sociais e grupos de WhatsApp.
“É importante observar se o preço cobrado destoa muito das práticas de mercado, principalmente se for bem mais barato porque são serviços que exigem qualificação técnica e uso de materiais com custos importantes. Além de verificar se o local é licenciado pela Vigilância Sanitária, também é uma boa prática buscar por referências com parentes, amigos ou outras pessoas sobre a qualidade e segurança dos serviços oferecidos pela clínica de estética onde se pretende realizar um procedimento e observar se o que é prometido na propaganda ou anúncio é algo realmente possível de ser alcançado ou se não passa de uma promessa que não pode ser cumprida”, ressaltou Ana Heloísa.
Orientações
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas à Prefeitura pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp do serviço, pelo número (19) 2116-0156.
Dúvidas e outras orientações podem ser solicitadas à Vigilância Sanitária pelos seguintes contatos: telefone (19) 2515-7134 e e-mail: devisa.sanitaria@campinas.sp.gov.br.