Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Marcio

Valinhos entrega novo Centro de Treinamento da Guarda

O terreno foi doado à Prefeitura por uma empresa, em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), como compensação ambiental em uma ação do Ministério Público Estadual

Por Marcio

A Prefeitura de Valinhos entregou nesta sexta feira (31), o novo Centro de Treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM), que será utilizado para ampliar a qualificação e aprimorar o trabalho dos agentes da corporação. O novo espaço está localizado às margens da Rodovia Dom Pedro I.

Com uma área total de 50 mil metros quadrados, o Centro de Treinamento abrigará exercícios de abordagens policiais, manutenção da ordem pública, atendimento de urgência e emergência, negociações de crises e emprego do armamento como perito responsável.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, coronel Carlos Roberto Prestes, o local também poderá ser utilizado por outras forças de segurança além da Guarda, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Guardas de outros municípios que precisam realizar treinamentos.

“O espaço é muito importante para manter agentes da Guarda e da segurança pública bem treinados para atender à demanda criminal na cidade de Valinhos”, disse o delegado titular da Polícia Civil, Luís Henrique Apocalypse Jóia.

Segundo o comandante da Polícia Militar de Valinhos, Fábio Azevedo, o novo Centro de Treinamento é um ganho para toda a área de segurança pública. “Permitirá à Guarda um treinamento mais focado e expansivo, trazendo muito mais segurança para a população”, comentou.

Preservação

O espaço conta com estande com 18 cabines de tiro coberto, murado e protegido para que os agentes realizem treinamentos técnicos de tiro tático, tiro embarcado e desembarcado, manutenção de armamento, condutas táticas policiais e deslocamento.  

A maior parte do terreno permanece com finalidade de preservação e educação ambiental, onde a Guarda Ambiental da GCM irá devolver à natureza os animais silvestres ilegalmente capturados ou apreendidos na cidade. Serão realizados nessa área treinamentos de técnicas de manejo de animais silvestres, reintegração de animais silvestres à natureza e outros.

O local também será utilizado para ensinar, principalmente aos estudantes das escolas municipais, a tarefa da preservação da natureza. “As instalações do estande de tiro da Guarda são protegidas por muros e não interferirão no restante da área”, explicou Prestes.

Demanda antiga

O Centro de Treinamento é um antigo pedido da corporação, que anteriormente precisava se deslocar até as instalações da GCM de Campinas e do Exército Brasileiro para realização dos exercícios.

“O espaço é de suma importância para o aprimoramento das técnicas desenvolvidas pelos agentes, que antes eram realizadas em outras regiões, e agora podem expandir seus aprendizados em uma estrutura própria dentro de Valinhos”, disse o delegado Adjunto do município, João Neves Neto.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi