Valinhos decreta Situação de Emergência para reforçar combate às queimadas
Medida tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do poder público, agilizando o combate aos incêndios, reforçando a fiscalização e viabilizando o acesso a recursos estaduais e federais

Foto: PMV
A Prefeitura de Valinhos decretou nesta sexta-feira (19) Situação de Emergência devido às queimadas que atingem diferentes regiões do município, em especial a Serra dos Cocais, que enfrenta focos de incêndio desde o último final de semana. Para o enfrentamento da situação de emergência, o decreto cria o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios do Município de Valinhos, e será composto por representantes do Poder Público e forças de segurança.
A medida tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do poder público, agilizando o combate aos incêndios, reforçando a fiscalização e viabilizando o acesso a recursos estaduais e federais.
Na última segunda-feira (15), de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo na Serra dos Cocais chegou a ser extinto, mas retornou algumas horas depois. Desde então, as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e brigadistas atuam no combate. Além da atuação das equipes, a Prefeitura também tem oferecido apoio com o envio de caminhões-pipa e fornecimento de insumos.
Além da Serra dos Cocais, outros focos de incêndio também foram combatidos nas últimas semanas na Estação Ecológica da Mata da Tapera e nas regiões do São Marcos e Vale Verde.
Mata Tapera
No último dia 12, a Prefeitura também anunciou um plano emergencial para proteção da Estação Ecológica Mata da Tapera, que inclui vistorias diárias com drones, instalação de câmera de monitoramento integradas ao COI, reuniões com o Corpo de Bombeiros para otimizar protocolos de resposta, fortalecimento da Operação Estiagem com participação de várias secretarias e a abertura de um aceiro para impedir a propagação do fogo. No local, a situação foi totalmente controlada. As medidas foram definidas em conjunto com a Fundação Florestal e moradores da região, reforçando a preservação ambiental e a segurança diante dos incêndios reincidentes na área.
Estrutura reforçada
Desde janeiro, a atual gestão reforçou a estrutura da Defesa Civil, ampliando a equipe de 1 para 9 integrantes, adquirindo equipamentos e implantando tecnologia de monitoramento em tempo real. A fiscalização também foi intensificada, com cerca de 80 autuações aplicadas este ano por queimadas ilegais, proibidas pela Lei Municipal nº 5.115/2015.
Também no início do ano, o Plano de Contingência foi estruturado com apoio de secretarias municipais e concessionárias. Em 15 de maio, a cidade lançou a Operação Estiagem, que apresentou o relatório preventivo e definiu os pilares de ação.
Além disso, foram adquiridos equipamentos motobomba com capacidade de armazenamento de 500 litros de água - um para a Defesa Civil e um para o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil também recebeu novos kits de equipamentos do Governo do Estado e, em breve, terá a frota ampliada.
Com a nova estrutura, Valinhos passou a receber recursos e treinamentos regionais. Está em implantação um Centro de Operações de Emergência para monitoramento de desastres e cinco estações meteorológicas automáticas, que fornecerão dados em tempo real, garantindo eficiência na prevenção e mais agilidade nas respostas às ocorrências.
Ainda em 2025, a Defesa Civil também foi capacitada para uso de satélites em parceria com a Unicamp e o INPE. Os índices de umidade do ar também passaram a ser monitorados eletronicamente a cada 20 minutos.
Comitê
O Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios do Município de Valinhos será coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e será composto por representantes das secretarias de Governo, Comunicação, Assuntos Jurídicos, Fazenda, Verde e Agricultura, Serviços Públicos, Obras Públicas, Saúde e Desenvolvimento Econômico.
O decreto também inclui membros de órgãos de Segurança Pública como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Defesa Civil.
O Decreto foi fixado no mural do Paço Municipal e será publicado em edição extra do Boletim Municipal neste sábado (20).
Colaboração
A Prefeitura reforça a orientação para que os moradores evitem qualquer tipo de queimada ou ação que possa gerar risco de fogo e, ao perceberem fumaça ou indício de incêndio, acionem imediatamente o telefone 193. A rapidez no chamado é essencial para garantir uma resposta eficaz e proteger a cidade.