Vacinação casa a casa contra febre amarela reforça proteção nas áreas rurais de Itatiba
Foto: Divulgação / PMI
A Secretaria de Saúde de Itatiba intensificou neste ano as ações de prevenção contra a febre amarela, com a realização de campanhas de vacinação casa a casa em regiões estratégicas do município. Segundo a responsável técnica pela Central de Imunização, enfermeira Débora Rocha Diniz em entrevista ao Jornal de Itatiba, desde o início de 2025 o trabalho foi concentrado nos chamados “corredores epidemiológicos” — faixas de território que fazem divisa com municípios onde há registros do vírus.
Com a disseminação da doença em áreas próximas, Itatiba passou da condição de município de “área ampliada” para “área afetada”, o que ampliou o público-alvo da imunização. Assim, a vacina passou a ser aplicada inclusive em bebês a partir dos seis meses de idade, conforme protocolo atualizado.
“A cada registro de morte de um primata — que é considerado um sentinela da doença — é feito um trabalho de varredura no entorno, com vacinação de casa em casa para proteger os moradores que ainda não receberam a dose única”, explica Débora.
A última ação desse tipo ocorreu no sábado, 11 de outubro, com equipes percorrendo o Bairro Engenho d’Água e também um ponto estratégico na Avenida Marechal Castelo Branco, para alcançar pessoas que frequentam aquela área. Ao todo, 79 moradores foram vacinados.
A Secretaria lembra que os primatas não transmitem a febre amarela, mas servem como importante alerta para o monitoramento da doença. Novas ações casa a casa só serão realizadas em caso de necessidade, como resposta imediata a situações de risco identificadas pela Vigilância Epidemiológica.
A vacinação continua disponível em todas as salas de vacina da rede pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.