Torta alemã: a verdadeira origem da sobremesa que não é alemã
Doce comum em festas e refeições especiais, torta alemã foi criada por imigrantes em território nacional; entenda
Foto: iStock/ GMVozd
Com nome de estrangeira, a torta alemã é uma sobremesa comum na casa dos brasileiros, seja em festas ou no almoço de domingo. Sua popularidade se dá pela cremosidade, pelo sabor e também pela origem.
Apesar de o nome sugerir que a torta vem do país europeu, ela, como é conhecida por aqui, foi criada no Brasil mesmo. Com influência germânica, mas ingredientes e jeitinho brasileiros, o doce revela como referências do mundo todo foram parar na cozinha nacional.
História da torta alemã: quem criou a sobremesa?
A origem da torta alemã é resultado da vinda de imigrantes para o Brasil. Com suas tradições, gostos, costumes e culinária, eles se adaptaram ao país e recriaram aquilo que conheciam com nossos ingredientes.
A sobremesa, então, tem raízes alemãs, mas foi na região Sul do país que ela foi criada como é hoje. Acredita-se que a torta tenha sido inspirada em doces europeus que utilizavam biscoitos e cremes por uma imigrante alemã que sentia falta de sua terra natal.
A adaptação do prato teve de superar as diferenças climáticas e culturais dos países e contar com o talento e a criatividade da cozinheira. Apesar de não ser encontrada na Alemanha como é vista por aqui, a torta caiu no gosto do brasileiro e se tornou um sucesso em todo o país.
Torta alemã é brasileira!
A torta alemã é mais um prato que encontramos no Brasil com nomenclatura que se refere a outro país, mas que na verdade nasceu aqui, como o famoso pão francês.
Embora exista essa referência e tenha sido criada por uma estrangeira, a sobremesa tem toda a brasilidade necessária para ser considerada um prato nacional.
Prova disso é que, originalmente, o doce era feito com biscoitos de amido de milho, ingrediente típico do Brasil.
Torta alemã ou holandesa?
Comumente, se confunde a torta alemã com a holandesa, mas as receitas têm diferenças fundamentais.
A torta alemã se parece com um pavê, tendo várias camadas de biscoito. Já a holandesa leva biscoitos apenas na base e ao redor do creme, nas laterais.
Mesmo com as diferenças, a história das duas sobremesas é parecida: a torta holandesa também foi criada no Brasil e se refere aos país europeu apenas por inspiração.
Curiosidades da torta alemã
A torta alemã leva biscoitos de amido de milho, chocolate, creme de leite, açúcar e manteiga, mas hoje em dia já existem diversas adaptações.
É possível personalizar o doce com biscoitos de chocolate ou de texturas diferentes, usar chocolate branco e até adicionar frutas para trazer mais sabor.
Em algumas regiões, a torta também é encontrada com bolo no lugar do biscoito e com castanhas para trazer textura.
Independentemente dos ingredientes e das modificações feitas, fato é que a torta alemã é como todo prato tipicamente brasileiro: agrada a todos e sempre pode ficar ainda melhor com o toque especial de quem cozinha.