Tiro de Guerra de Itatiba celebra 108 anos com solenidade especial
Foto: Jornal de Itatiba
O Tiro de Guerra 02-070 de Itatiba realizou, na manhã de sábado (25), a solenidade em comemoração aos 108 anos de fundação da instituição. O evento aconteceu na sede do TG, localizada na Avenida Antônio Galvão de Camargo, 430, no Jardim de Lucca, reunindo autoridades civis e militares, atiradores, ex-atiradores, familiares e convidados.
Entre os presentes, estiveram o Capitão Luís Antonio Henrique Pereira, atual Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão e ex-chefe de instrução do TG 02-070 e do Sargento Hevandro Fernandes da Cunha, também ex-chefe de instrução. A solenidade foi conduzida pelo 1º Sargento Freed Siqueira de Azeredo André, atual comandante, com a presença do prefeito Thomas Capeletto de Oliveira, diretor do TG.
A cerimônia destacou o papel histórico do TG na formação cívica, moral e disciplinar de gerações de itatibenses, simbolizando mais de um século de presença do Exército Brasileiro no município. O evento também integrou o calendário oficial das comemorações pelos 168 anos de Itatiba, reforçando o elo entre a cidade e o Exército.
Homenagens
Durante a cerimônia, foram entregues diplomas aos atiradores que: se destacaram no mês de setembro de 2025, tanto na Operação Bandeirantes (acampamento de instrução básica) como na instrução de armamento, munição e tiro. A entrega dos certificados foi feita pelo chefe de instrução, pelo prefeito Thomas Capeletto e pelos padrinhos dos atiradores homenageados.
Também foram concedidos diplomas de “Amigo do Tiro de Guerra” a pessoas e instituições que, ao longo do ano, colaboraram com as atividades do TG, oferecendo apoio logístico, financeiro ou incentivando às ações de formação e treinamento.
A Corporação Musical Banda Santa Cecília também se fez presente executando além do Hino Nacional, a “Canção do Soldado” e a música “Amigos para Sempre”, em referência ao lema da instituição, no momento das homenagens.
Palavras das autoridades
Em seu discurso, o 1º Sargento Freed ressaltou o valor histórico e formativo do Tiro de Guerra:
“Celebramos 108 anos de fundação da nossa casa de tradições, onde a formação cívico-militar molda não apenas soldados, mas cidadãos conscientes do seu dever com o Brasil. O Tiro de Guerra é mais do que uma instituição militar — é uma escola de civismo e cidadania”.
O prefeito Thomas Capeletto também destacou a importância da instituição para Itatiba: “O Tiro de Guerra é uma das mais antigas e respeitadas instituições da cidade. Aqui, formam-se não apenas reservistas, mas pessoas de caráter. Esses jovens representam o futuro da nossa comunidade”.
A solenidade foi finalizada com o desfile dos atuais atiradores e de ex-atiradores de diversas turmas, em uma homenagem simbólica à trajetória de mais de sete mil reservistas formados pelo Tiro de Guerra 02-070 desde 1917.