Testes de hepatites na Praça da Cadeia nesta quinta fecham Julho Amarelo

Foto: Divulgação PMI
Entre as 8h e 14h desta quinta-feira (31/07), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itatiba promove ação especial na Praça José Bonifácio: fechando o Julho Amarelo, vai ter testagem rápida, gratuita, à toda população. Será oferecido teste rápido para detecção de hepatites B e C. Se tiver positivo, a Secretaria da Saúde já orienta e encaminha para tratamento.
A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) conduzirá a ação, que tem parceria com o Rotary Club de Itatiba e Colégio Madre Tereza. Conhecido popularmente como Praça da Cadeia, o local foi escolhido por ter grande circulação de pessoas – está entre dois terminais de ônibus.
O Julho Amarelo é o mês de Luta contra as hepatites virais e conscientização. E Itatiba tem participado ativamente. Neste ano, foi realizado o Sábado da Prevenção no último dia 19 com ênfase à oferta dos testes rápidos: foram feitos 623 testes para detecção de hepatites virais em 13 postos de saúde da cidade.
E também ações na 27ª Festa de São Pedro, no sábado e domingo, dias de maior movimento da festa. Nessa ocasião, o CTA realizou 101 testes rápidos, no Parque Luís Latorre, sendo que um, feito em uma moradora de outro município, positivou para hepatite C.
De acordo com o coordenador da Atenção Especializada de Itatiba, enfermeiro Thiago Guidi, a cidade registrou em 2024, 11 casos de hepatites virais, em sua maioria de hepatite C, a forma mais grave da doença (foram 8 casos de Hepatite C e 3 casos da B). Neste 2025, apenas 1 caso – de hepatite C - foi registrado até o início de julho. Também neste ano, em igual período, já foram realizados 4.316 testes rápidos de hepatites. Em 2024, Itatiba aplicou 8.373 deles.
Tratamento no CTA
Todas as pessoas que têm hepatites virais em Itatiba são encaminhadas ao CTA – unidade de referência municipal como serviço especializado para tratamento da doença. Lá, o paciente tem desde o momento do diagnóstico até a estabilização do caso e/ou cura, realização de exames específicos, tratamento com medicamentos fornecidos pelo SUS e consultas médicas com especialista infectologista, além de todo o suporte da equipe multidisciplinar caso necessário: como psicológico, assistente social, enfermeiro e farmacêutico. Lembrando que a melhor forma de tratamento entre a população adulta é o diagnóstico precoce, por isso, a importância das testagens.
Hepatites A e vacina
A hepatite A é uma das mais comuns — mas totalmente prevenível. é transmitida por alimentos ou água contaminados e por contato com fezes de pessoas infectadas. A falta de saneamento básico e de higiene facilita a disseminação desse vírus. Para se prevenir desta forma, lave bem as mãos, principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro, beba apenas água tratada ou fervida, higienize frutas, verduras e utensílios e evite consumo de alimentos crus de origem duvidosa.
A vacina contra hepatite A é segura, eficaz e está disponível gratuitamente no SUS para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com doenças crônicas do fígado, HIV, hemofilia, entre outras condições especiais, também podem receber essa vacina em toda rede pública de saúde de Itatiba. Já a vacina contra a hepatite B em geral já é aplicada no nascimento – como rotina -, e, depois, em outras três doses com a pentavalente, para crianças até 7 anos de idade.
Caso uma pessoa adulta não tenha recebido três doses na infância – ela é aplicada, independente da faixa etária, pois não tem contra indicação e está disponível no sistema SUS para toda população.