Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Cristian

‘Teste Móvel’ percorre unidades de saúde e registra 15 casos positivos de covid-19

Ainda, segundo a Prefeitura, os testes rápidos seguirão um sistema de agendamento, uma vez que há um período de tempo certo para a aplicação

Por Cristian

Foto: Divulgação/PMI

Da Redação

Desde o último dia 12, a Prefeitura tem aplicado testes rápidos na população itatibense por meio do “Teste Móvel” - uma van adaptada exclusivamente para este fim, que tem percorrido, até o momento, unidades de saúde no San Francisco, Nações e Jardim Ipê.

Segundo a Administração Municipal, foram realizados 25 testes; destes, 15 apresentaram resultado positivo para coronavírus. “São pessoas selecionadas entre aquelas aferidas nas barreiras sanitárias, com temperatura acima de 37,8ºC, e que tiveram seus nomes registrados e acompanhados pela Vigilância Sanitária, além de familiares de casos confirmados de covid-19 e servidores”, informou a Prefeitura.  

O prefeito Douglas Augusto afirmou que é esperado um alto número de casos positivos, no entanto, segundo ele, o mais importante é isolar o quanto antes essas pessoas para evitar que entrem em contato com aquelas do chamado grupo de risco. “Dessa forma, esperamos ter um alto número de casos positivos, no entanto, uma baixa taxa de mortalidade, que é o mais importante”, ressaltou.

De acordo com o boletim atualizado pela Prefeitura no último domingo, 17, o município registra três óbitos confirmados e dois são tratados como suspeitos. 

Agendamento

Ainda, segundo a Prefeitura, os testes rápidos seguirão um sistema de agendamento, uma vez que há um período de tempo certo para a aplicação, visando a melhor eficiência do mesmo e evitando, assim, falsos negativos.

“Como tudo é muito novo, o teste rápido nos dá essa oportunidade. A história da pessoa é o que mais vale para que a gente possa fazer a testagem. O resultado pode ser o IGM, que é quando a pessoa tem a covid-19 e está na fase de contaminar outras pessoas. Se for detectado o IGG, já houve um tipo de combate pelo organismo e a pessoa está teoricamente imunizada”, explicou o secretário de Saúde, dr. Fabio Flores Nani.

Prefeito passa por teste

Em nota divulgada em seu Facebook no último domingo, 17, o prefeito Douglas informou que tem apresentado quadro persistente de tosse, chegando, inclusive, a completar mais de uma semana com o sintoma no dia citado. Atendendo ao pedido do secretário de Saúde, Douglas passou por teste rápido de coronavírus, o qual apresentou resultado negativo. Confira o que disse o prefeito. 

“Nesta época do ano, geralmente desenvolvo este quadro por ter rinite desde a infância. No entanto, principalmente devido à pandemia, tenho mantido contato frequente com profissionais da área da saúde, alguns deles tendo sido diagnosticados como positivos recentemente. Visando manter em segurança quem está ao nosso redor, já que todos os dias falamos com muitas pessoas (membros da equipe, secretários municipais, concessionárias públicas, representantes da indústria e do comércio, investidores, diretores de entidades assistenciais e lideranças religiosas), por sugestão do secretário de Saúde, me submeti nesta noite [domingo] a um teste-rápido para covid-19, tendo como diagnóstico resultado negativo”.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi