Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Cristian

‘Teste Móvel’ inicia atividades no San Francisco

A van adaptada pela Prefeitura de Itatiba para realizar testes rápidos de coronavírus, o “Teste Móvel”, esteve na UBS do San Francisco na última terça-feira

Por Cristian

Foto: Divulgação / PMI

Da Redação

 

Na última terça-feira, 12, o “Teste Móvel” – van adaptada pela Prefeitura de Itatiba para realizar testes rápidos de coronavírus - esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do San Francisco e deve percorrer outros bairros nas próximas semanas. O intuito é fazer a aplicação dos testes mais próximo do cidadão, de modo a evitar deslocamentos, aumentar a escala de testagem e minimizar os custos.

Segundo informações divulgadas pelo prefeito em seu Facebook, o teste rápido só captura com eficiência casos positivos que estão no 8° dia de aparecimento do 1° sintoma (tosse, febre, coriza e falta de ar). “Por isso, chamamos o período de 1° ao 7° dia da doença de ‘janela imunológica’, quando pode aparecer o ‘falso negativo’. É preciso esperar o dia certo da coleta em resguardo”, esclarece Douglas.  

Ainda, de acordo com o prefeito, “para efeito de pesquisa, a Prefeitura solicitará que o médico de cada unidade de saúde escolha de dez a 15 pacientes da UBS para aplicação de teste, para mapeamento populacional, visando saber quanto da população já entrou em contato com a doença e gerou anticorpos”. “Estes casos podem já ter chegado a centenas pela cidade e conseguiremos saber em quais bairros o vírus se faz mais latente”, ressaltou.

 

Boletim

 

Com a aplicação dos testes rápidos, o número de casos confirmados, de acordo com o boletim divulgado na última terça-feira, subiu para 90. Destes, 30 já receberam alta médica, 47 seguem isolados em casa, dez estão internados na Santa Casa e três vieram a óbito. Os dados podem ser alterados após o fechamento desta edição. 

 

 

Quem passará pelos testes?

 

Nesta fase inicial e obedecendo as regras citadas, irão passar pelos testes, nesta ordem:
1. Pacientes internados no 8° dia do sintoma;
2. Familiares, amigos e pessoas que tiveram contato elevado com casos positivos e que estão no 8° dia de algum sintoma;
3. Pessoas que passaram pelas barreiras sanitárias com temperatura corporal acima do normal (oito dias depois).

 

Fonte: Prefeitura de Itatiba

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi