Sites fraudulentos roubam motoristas com débitos nos pedágios automáticos
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O seu carro tem uma “tag de pedágio”? É aquele adesivo que a gente fixa no para-brisa e permite passar na cobrança automática do pedágio, sem precisar parar nas cabines.
De vez em quando, essa tag pode dar problema, e o semáforo da cancela ficar vermelho ou a cancela nem abrir. Isso significa que o pedágio não foi cobrado, e você precisa quitar a dívida.
Mas já existem golpistas criando páginas falsas, que emulam os sites verdadeiros e enganam vítimas para tirar dinheiro. Foi exatamente o que aconteceu com o Samuel Marques, que é de Monte Mor. Depois de ter um problema com a tag, ele pesquisou na internet e encontrou um link patrocinado que fez ele cair em um golpe.
O gerente de operações da Via Appia, Diogo Stiebler, que administra as concessionárias Via Colinas e a SP Serra, do Rodoanel, explica que o motorista precisa ficar atento aos canais oficiais de pagamento.
O diretor do Procon de Campinas, Paulo Giglio, lembra que os golpistas cometem o crime de estelionato.
Com golpe ou sem golpe, o motorista ainda precisa pagar o pedágio. Mas não precisa ter pressa: se você não conseguir pagar o pedágio (seja por evasão, quando a cancela não abre), o prazo para regularizar esses valores é de 30 dias.
Já no caso dos pedágios freeflow, aqueles sem cabine, aqui no estado de São Paulo o prazo é de 90 dias.
Não pagar pedágio dentro do prazo legal é considerado uma “evasão”, punida com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
No caso dos pedágios free flow, aqui em São Paulo, o endereço oficial para todas as concessionárias é o www.sigafacil.sp.gov.br.
Já no caso de evasão, que é quando a cancela não abre na pista automática, você precisa procurar o site oficial da concessionária da sua rodovia. Todos os endereços estão disponíveis no site da Artesp.
E sempre vale lembrar: nenhuma concessionária envia e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp fazendo a cobrança de pedágio.
* com informações da Rádio CBN Campinas