Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites é ampliado no território da RMC
Instrumento mapeia áreas urbanas e rurais e fornece informações diversificadas para uso dos municípios

Foto: Fernanda Sunega
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) agora tem 100% do território dos 20 municípios monitorado por mais de 180 satélites do Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites (SMAS), do IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico) de São Paulo. O anúncio foi feito pelo assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani, durante a reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, no Hotel Monreale, em Campinas.
Os municípios já podem aderir ao sistema. As imagens registram áreas urbanas e rurais, principalmente suscetíveis e vulneráveis; se há edificação, vegetação, erosão, ocupação, entre outros detalhes. Os municípios que aderirem ao sistema poderão utilizar as imagens disponibilizadas pelo sistema.
“O Sistema de Monitoramento de Alertas por Satélites é uma ferramenta muito importante para as cidades. Agradecemos muito ao Estado por disponibilizar essa tecnologia aos municípios”, disse o prefeito de Campinas e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Dário Saadi.
O objetivo da ferramenta é fornecer às cidades subsídios para que as equipes de diversos órgãos, seja de fiscalização, habitação, Defesa Civil, entre outros, atuem na prevenção de desastres. Eduardo Trani destacou que a parceria entre o governo do Estado e os municípios é fundamental para aperfeiçoar o sistema.
“É um instrumento essencial para detecção antecipada de desastres e vai ajudar muito na fiscalização das áreas nos municípios, que poderão usar as imagens diariamente, com qualidade. E a Secretaria vai capacitar os técnicos para utilizar o sistema”, explicou o assessor, Eduardo Trani.
A divulgação foi realizada durante encontro dos prefeitos da RMC e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, em Campinas. Na ocasião, também foi divulgado o programa "Integra Resíduos" do governo do Estado. Campinas é uma das cidades a aderir à iniciativa.