Simpósio no Centro de Oncologia Campinas discute nutrição para pessoas com câncer
Com inscrições gratuitas, evento no dia 21 de agosto abordará importância da alimentação no cuidado oncológico

Foto: Divulgação
Além dos avanços em tratamentos como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, a nutrição emerge como pilar essencial no cuidado oncológico. Ajuda a fortalecer o organismo, minimizar efeitos colaterais e melhorar a qualidade de vida do paciente. A importância da nutrição é o foco do 1º Simpósio Médico Nutricional que o Centro de Oncologia Campinas (COC) realizará no dia 21 de agosto (quinta feira), das 8h às 17h, em sua sede, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP).
A participação de profissionais da área de saúde é gratuita, mas as vagas presenciais são limitadas aos 80 primeiros inscritos. O simpósio também terá transmissão on-line, sem limite de participantes. Para confirmar presença em qualquer uma das duas modalidades é necessário realizar a inscrição neste link.
A organização do simpósio, que é apoiado pela Nestlé e Pharnutri, vai muito além da atualização científica, explica a nutricionista do COC Andreia Rissati. “É um espaço de troca, escuta e construção coletiva entre profissionais da saúde, aproximando profissionais e pacientes, promovendo empatia e escuta ativa no cuidado oncológico”, detalha Andreia, uma das palestrantes do Simpósio.
O maior intuito, segundo a nutricionista, é a valorização da nutrição como pilar do tratamento e da prevenção. “Vamos tratar o papel da alimentação em todas as fases da vida e do cuidado oncológico”, adianta.
Alguns dos temas a serem abordados por palestrantes das áreas de oncologia e nutrição são: Desnutrição; Sarcopenia; Desafios e Estratégias Nutricionais no Manejo das Síndromes; Impacto da Microbiota Intestinal na Oncologia, o papel de Probióticos, Prebióticos e dieta na Modulação da Saúde Intestinal; Medicina Paliativa: um Cuidado que começa antes do Fim; e Nutrição em Cuidados Paliativos: quando alimentar é também cuidar.
O oncologista Fernando Medina, diretor do COC e palestrantye do evento, detalhará “A importância da Nutricionista Especialista em um Clínica de Oncologia”.
“Em Campinas e Piracicaba, centros de referência como o Centro de Oncologia Campinas (COC) e o Centro do Câncer de Piracicaba (Cecan), com seus departamentos de nutrição, destacam-se por oferecer um acompanhamento nutricional personalizado, integrado e humanizado, que faz toda a diferença na jornada do paciente”, observa o especialista.
O Papel da nutrição no combate ao câncer
Durante o tratamento contra o câncer, sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, mucosite e alteração do paladar podem dificultar a alimentação do paciente. O nutricionista, então, atua para adaptar a dieta e garantir o aporte calórico e proteico necessário para manter a massa muscular e apoiar o sistema imunológico.
O papel do nutricionista também é de orientador de condutas que não venham a prejudicar o paciente. A nutricionista Andreia Rissati alerta, por exemplo, para os riscos de “receitas caseiras” populares, como chás de graviola ou babosa, que podem ser tóxicos e interferir no tratamento.
Medina reitera a importância da nutrição adequada para pacientes oncológicos. “O câncer e seus tratamentos podem levar a desnutrição, sarcopenia (perda de massa muscular) e caquexia, uma síndrome que afeta até 80% dos casos avançados”, relata.
Segundo a nutricionista e também palestrante Pedrita Morato Scarazatti Soave, do CECAN - Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba e uma das palestrantes -, a desnutrição compromete a resposta ao tratamento, aumenta o risco de complicações e reduz a qualidade de vida.
No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 40% a 80% dos pacientes com câncer apresentam algum grau de desnutrição, o que reforça a necessidade de intervenção nutricional precoce.
Além disso, uma alimentação equilibrada ajuda a reduzir efeitos colaterais, prevenir infecções e promover a recuperação pós-cirúrgica. “O acompanhamento nutricional deve começar no diagnóstico e continuar em todas as etapas do tratamento”, destaca Pedrita.
Nutrição no COC
Fundado em 1977, o Centro de Oncologia Campinas é referência no diagnóstico e tratamento do câncer, com uma abordagem multidisciplinar que integra oncologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos e outros especialistas.
O departamento de nutrição do COC desempenha um papel central, por oferecer planos alimentares individualizados que consideram o tipo de câncer, o tratamento, os sintomas e as condições do paciente, como diabetes ou alergias.
No COC, a triagem nutricional é realizada logo no início do tratamento, utilizando ferramentas como a Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente (ASG-PPP), recomendada pelo INCA. Para casos mais complexos, o centro utiliza bioimpedância elétrica (BIA), que avalia a composição corporal, detectando sarcopenia ou desidratação.
Um exemplo prático é o manejo de pacientes com câncer colorretal submetidos a colostomia. O departamento de nutrição do COC orienta dietas com baixo resíduo para controlar diarreia, priorizando alimentos como arroz branco, banana madura e purê de batata, além de reforçar a hidratação para eliminar toxinas da quimioterapia.
Auxílio
O COC trabalha em parceria com o SUS, oferecendo suplementos nutricionais por meio de programas como o Laudo para Medicamentos Excepcionais (LME), juntamente com a documentação necessária para preenchimento de requisitos junto ao Município.
Além disso, promove oficinas de culinária para pacientes e cuidadores, que ensinam receitas acessíveis, como purês de mandioca com frango desfiado, para maximizar o aporte calórico e proteico com ingredientes regionais e adição de suplementação quando necessário. Essas iniciativas reforçam a adesão ao plano alimentar, mesmo em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.
SERVIÇO
1º Simpósio Médico Nutricional que o Centro de Oncologia Campinas (COC)
Quando: 21/08, das 8h às 17h
Onde: Centro de Oncologia Campinas. Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas
Inscrições: Neste link
Quanto: Gratuito
Vagas: São 80 vagas presenciais; ilimitado no on-line
Realização: Centro de Oncologia Campinas
Apoios: Nestlé e Pharnutri