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Segurança: saiba como proteger sua loja física e digital

Reforçar a segurança em todos os segmentos de atuação é imprescindível para a saúde e a longevidade do negócio

Por Redação

Foto: iStock/ Sashkinw

Muito se fala sobre cibersegurança e os perigos do mundo digital, mas este é um assunto relativamente novo que ainda gera confusão no segmento corporativo. Apesar de serem dois segmentos diferentes, as medidas de segurança voltadas para lojas físicas e digitais não estão tão distantes umas das outras – e, por vezes, estão até interligadas.

Para empreendedores que atuam tanto com estabelecimentos físicos quanto com lojas digitais, é importante se inteirar no tema para garantir a longevidade do negócio. Os perigos individuais de cada segmento também podem se estender para os demais, então qualquer brecha pode ser fatal para a saúde da empresa. A seguir, saiba como proteger suas lojas nos dois âmbitos.

Proteção física

Todo empreendedor sabe que manter um estabelecimento físico em funcionamento é um processo bem mais caro e exigente do que focar os negócios em uma loja online. Ali, é necessário arcar com despesas recorrentes, além de pagar funcionários e manter um catálogo atualizado de produtos sempre disponível para amostra.

Por todos esses motivos, é indispensável manter o local sempre seguro e bem vigiado. A medida mais básica envolve a instalação de câmeras de segurança e de um sistema de alarme para comércio, visando proteger não apenas as mercadorias e o patrimônio da empresa, mas também seus colaboradores.

Existe tecnologia de ponta para fortalecer o ambiente, permitindo acompanhar tudo remotamente e garantindo certos privilégios somente para pessoas autorizadas. Lembre-se de que essas medidas devem se estender para qualquer ponto físico, seja uma loja, galpões com produtos, escritórios administrativos, etc.

Proteção digital

No mundo digital, todos somos vulneráveis, nos tornando alvos fáceis de cibercriminosos. As medidas de segurança aqui visam proteger os dados da empresa e de todos os envolvidos com o negócio, sejam colaboradores ou clientes.

Vale ressaltar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) atribui como responsabilidade das empresas proteger esses dados sensíveis, então qualquer negligência pode ser considerada crime.

Proteger os sistemas da empresa envolve diferentes processos, como criptografia de ponta, backups regulares, senhas com duas etapas, uso de antivírus de qualidade, etc. Tudo isso mantém o negócio operando sem riscos de ser invadido ou alterado por qualquer pessoa.

Quando o assunto é tecnologia, é sempre importante acompanhar novas tendências para aprimorar recursos que já estão em uso e manter a operação atualizada. Por mais seguro que sua empresa esteja no presente momento, tenha em mente que os cibercriminosos estão sempre desenvolvendo novas formas de cometer seus delitos, então atualizar essas camadas de proteção com frequência é essencial para o negócio.

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