Saúde realiza mais de 900 atendimentos no Sábado da Prevenção

Foto: Tatiana R. Petti / PMI
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba realizou no último sábado (19/07) nova edição do Sábado da Prevenção, quando 13 unidades de saúde estiveram abertas das 8h às 12h. Ao todo, foram mais de 900 atendimentos realizados, possibilitando o acesso aos serviços, principalmente para quem têm dificuldade de comparecer durante a semana.
A maior procura foi pelos testes rápidos para detecção de hepatites virais, foco da campanha de conscientização da saúde deste mês, o chamado Julho Amarelo, que tem apoio do Rotary Club de Itatiba. São doenças silenciosas que causam danos ao fígado, podendo levar a sérias complicações se não diagnosticadas e tratadas. Ao todo, foram feitos 623 testes para detecção de hepatites virais.
Também foram aplicadas 85 vacinas diversas, incluindo contra a gripe e contra HPV. Esta, geralmente, para o público de 9 a 14 anos, protegendo contra infecções, alguns tipos de câncer e contra verrugas genitais causadas pelo vírus; agora também está disponível para jovens com idade entre 15 e 19 num “resgate” de não vacinados anteriormente.
Mais serviços realizados
Neste sábado, nos postos participantes, foram realizadas 50 consultas médicas, 10 odontológicas e 19 com fisioterapeutas. 70 mulheres fizeram papanicolau e outras 13, exame de mamografia. Dentre o rol de serviços ofertados nesta edição do Sábado da Prevenção, também foram feitas 26 aferições de pressão arterial e 26 testes de glicose, além de quatro pessoas que passaram por triagem com oftalmologista. Cinco unidades de saúde realizaram reuniões educativas em grupo.
Nesta edição, participaram as unidades: Ipê, Abramo (Nosso Teto), Zuppardo, Santa Cruz, Cruzeiro, Nações 1 e 2, Colina 2, Porto Seguro, Unidade Avançada do Cecap, Centenário e San Francisco 1 e 2.
Na Festa de São Pedro
A Saúde também participou no fim de semana da 27ª Festa de São Pedro, evento municipal promovido no Parque Luís Latorre. Tanto no sábado quanto no domingo, dias 19 e 20/07, os visitantes puderam contar com serviços oferecidos gratuitamente. A vacinação foi das 10h às 15h e os testes rápidos das 15h às 20h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 101 testes rápidos, sendo que um, feito em uma moradora de outro município, positivou para hepatite C.
Teve também vacina contra a gripe e contra o HPV, para aumentar a imunização em Itatiba. “Foram aplicadas 144 doses contra Influenza (gripe) e três doses da vacina contra HPV. O resultado foi bom, mas pode melhorar. Muitos adolescentes entre 15 e 19 anos ainda não tomaram nenhuma dose contra HPV e podem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 16h para se proteger; Quanto antes, melhor”, incentiva a enfermeira Cláudia Santos Silva, da Central de Imunização municipal.