Santa Casa realiza capacitação sobre passagem de sonda nasoentérica
Foto: Divulgação / SCMI
A equipe do setor de Qualidade e Educação Continuada da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba promoveu, nos dias 28 e 29 de outubro, uma capacitação voltada à passagem de sonda nasoentérica. O treinamento teve como público-alvo os enfermeiros da instituição, reforçando a importância da atualização constante e da segurança nos procedimentos hospitalares.
A sonda nasoentérica é um tubo flexível introduzido pelo nariz até o intestino (duodeno ou jejuno), utilizado para garantir nutrição e hidratação a pacientes que não conseguem se alimentar pela boca, mas que ainda possuem o trato digestivo em funcionamento.
“Fizemos uma revisão do nosso protocolo interno e vimos a necessidade de uma reciclagem para os nossos enfermeiros. Isso é feito sempre pensando na segurança do paciente, que é nossa prioridade na Instituição”, destacou Márcio Euzébio, coordenador de Enfermagem da Santa Casa, que acompanhou a capacitação junto às enfermeiras Rosana Santin e Priscila Giaretta, ambas integrantes da equipe da Irmandade.
A ação faz parte do compromisso contínuo da Santa Casa em promover boas práticas assistenciais e garantir a excelência no cuidado prestado à população itatibense.
A Santa Casa
Fundada em 1899, a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atua com recursos provenientes de verbas públicas e privadas. O hospital realiza atendimentos 24 horas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios, sendo referência regional em serviços hospitalares.