Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Redação

Safra de inverno garante uvas mais doces e reforça renda dos produtores de Jundiaí

Por Redação

Enquanto a maioria das pessoas associa a colheita da uva aos meses de verão, muitos produtores de Jundiaí vivem agora um segundo período de safra. Conhecida como safra de inverno, a colheita realizada entre maio e junho vem ganhando cada vez mais espaço na viticultura regional e, neste ano, tem surpreendido pela qualidade dos frutos.

A técnica consiste em realizar uma poda especial entre o final de janeiro e fevereiro para que as videiras produzam uma nova colheita durante os meses mais frios. A prática permite diversificar a renda ao longo do ano e ampliar as oportunidades de comercialização, algo especialmente relevante em uma região onde a uva é uma das principais culturas agrícolas e a tradição vitivinícola é reconhecida nacionalmente.

Segundo o diretor de Agronegócio da Secretaria de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (SMAAT), Sérgio Pompermayer, a estratégia já faz parte da realidade local há muitos anos. “Antigamente, a colheita concentrada nas festas de fim de ano precisava sustentar toda a atividade durante os meses seguintes. Com as mudanças econômicas, surgiram novas demandas por fontes de renda, e essa segunda safra passou a cumprir esse papel”, explica.

Além do aspecto econômico, as condições climáticas do inverno contribuem diretamente para a qualidade das uvas. Com menos chuvas, a fruta acumula mais açúcar. Já a amplitude térmica com dias mais quentes e noites frias, favorece uma coloração mais intensa e um sabor ainda mais adocicado. “A uva colhida nesta safra é muito boa”, destaca Sérgio.

No campo, os resultados têm confirmado essa expectativa. O produtor rural Anderson Tomasetto conta que a segunda safra se tornou praticamente indispensável. “Uma única safra por ano tornou-se insuficiente para manter a atividade agrícola. Essa colheita vem justamente para gerar receita durante o restante do ano”, afirma.

O desempenho das videiras neste ciclo tem ficado acima do esperado. Na safra tradicional de verão, a produção média gira entre 10 e 12 quilos por planta. Neste ano, algumas áreas conduzidas para a safra de inverno devem atingir resultados semelhantes, com a vantagem da qualidade superior. “O clima colaborou bastante e a expectativa é muito boa”, comenta Anderson.

Um diferencial importante é que Jundiaí reúne condições climáticas ideais para duas colheitas anuais, algo que não ocorre na maioria das regiões produtoras do país. Jundiaí se destaca pelo microclima propício à viticultura e pelo know-how acumulado por gerações de produtores.

A safra de inverno reforça essa vocação histórica, movimenta a economia rural e garante ao consumidor frutos de excelente qualidade mesmo fora da época mais conhecida de colheita.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceitar todos os cookies