Sacolômetro da Ceasa: laranja pera está mais barata e preço da manga dispara
Na semana de 15 a 22 de setembro, grupo dos legumes tem queda leve e verduras continuam com preço estável
Foto: Firmino Piton
A laranja pera teve queda expressiva no levantamento semanal do Sacolômetro da Ceasa Campinas, referente ao período de 15 a 22 de setembro. O preço caiu 14,3%, passando a custar R$ 3,00 o quilo. No geral, as frutas brasileiras registraram alta de 1,9%, com destaque para a manga palmer, que disparou 25,2%, passando a custar R$ 5,56 o quilo.
Segundo Paulo Palma, técnico de Mercado e Agricultura da Ceasa Campinas, "estão aumentando os quantitativos de laranja - as variedades pera, valência e outras que também são usadas para consumo de mesa", explicou.
Em sentido contrário, a escassez de produtos específicos têm pressionado outros preços, como o da manga palmer, banana nanica e maracujá azedo:
· Manga Palmer: +25,2% (R$ 5,56/kg)
· Banana nanica: +12,5% (R$ 4,50/kg)
· Maracujá azedo: +7,7% (R$ 12,73/kg)
Verduras mantêm total estabilidade
O grupo das verduras não apresentou qualquer variação durante a semana, registrando estabilidade total. "Há um equilíbrio entre a oferta e a demanda nesse grupo", observou o técnico.
Legumes com leve queda de 0,4%
Os legumes tiveram pequena redução de 0,4%, com movimentos contrastantes entre os produtos. A abobrinha brasileira liderou as quedas (-18,7% a R$ 3,61/kg) devido ao aumento da oferta tanto da variedade Brasil quanto Itália.
Cenoura sobe 20% no grupo das raízes
As raízes subiram 1,5%, puxadas exclusivamente pela cenoura, que teve alta de 20%, passando de R$ 2,50 para R$ 3,00 o quilo. Os demais produtos do grupo mantiveram estabilidade total.
Frutas importadas em alta de 4,8%
As frutas importadas registraram elevação de 4,8%, com destaque para a ameixa black (+14,3% a R$ 17,78/kg) e kiwi (+4,5% a R$ 23,00/kg).
Sobre o Sacolômetro
O Sacolômetro é uma publicação semanal da Ceasa Campinas que monitora as variações de preços dos principais produtos hortifrutigranjeiros. A ferramenta oferece transparência ao mercado e auxilia na tomada de decisões comerciais.