Rotary realiza trabalhos dedicados a ações sociais e mantém 15 projetos ativos no município
A Campanha de Doação de Sangue é uma ação realizada mensalmente pelo Rotary Club de Itatiba

Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
Na última sexta-feira, dia 5, o Rotary Club de Itatiba completou 67 anos de existência. Em todo este tempo, os trabalhos da entidade foram dedicados a ações sociais para diversos setores do município.
As ações desenvolvidas foram desde a doação de ambulâncias e mesas cirúrgicas para a Santa Casa de Misericórdia, criação da APAMI-Convívio Social e Aprendizagem, criação da creche Paraíso Infantil, construção do pavilhão para a APAE, além de festas e eventos beneficentes para causas sociais como a SIBES.
Atualmente, o Rotary mantém 15 projetos em funcionamento. São eles: Melhor Estudante da Rede Pública; Banco do Livro; campanha Permanente de Doação de Sangue; Pesca Solidária. Leitura no Parque; Rotary em Ação; Seguro Solidário; campanha de Panetones; campanha do Natal Luz; apoio ao Banco de Cadeiras de Rodas; Intercâmbio de Jovens; Meio Ambiente; campanha de Vacinação de Hepatite C e Pólio; APAMI; e Rotary Girando a Roda, além de ajudar nesses tempos de pandemia com ações de distribuição de máscaras, quase 11 mil, em paróquias e casas assistenciais, entrega de EP’Is para a Santa Casa, testes de covid-19 junto ao Asilo São Vicente de Paulo e Casa do Apoio de Força e Vida.
Sobre o Rotary
O clube tem hoje 24 associados, sob a presidência do rotariano João Sanches Júnior. Segundo a entidade “temos muitas razões para comemorar nosso aniversário, em primeiro lugar por pertencer a uma organização que prima pela prestação de serviços humanitários e está em constante busca pela paz, em segundo lugar para poder dizer o quão gratificante é realizar uma ação social e perceber que além de ajudar as pessoas, também estamos nos ajudando a criar laços de amizades duradoras, que nos fazem muito bem e nas próprias palavras de nosso fundador Paul Harris “aquele que paga o preço da amizade prestando serviços caridosos sabe o seu valor e não irá trocar uma pequena estrela dessa amizade nem por toda uma constelação”, que visão teve ele de perceber que a solidariedade é uma forma única que nós, humanos, temos para relacionar uns com os outros, ajudar uns aos outros, promover a paz uns com os outros e, principalmente, para espalhar a esperança, tão necessária nos dias de hoje”.
Ainda de acordo com o texto enviado ao JI pelo secretário José Luis Poli, “somos mais de mais de um milhão e 200 mil homens e mulheres em suas profissões, com as mais diferentes línguas, formações educacionais e culturais, participando de mais de 35 mil clubes ao redor do mundo, fazendo três coisas muito simples e valiosas: primeira, reunindo; segunda, trocando ideias e terceira, entrando em ação.