Rotary e Secretaria de Educação apresentam candidatos do concurso “O Melhor Estudante” em Itatiba

Foto: JI
O Rotary Club de Itatiba e a Secretaria Municipal de Educação realizaram, na noite de terça-feira (14), no Teatro Ralino Zambotto, a cerimônia de apresentação dos 50 alunos classificados na 17ª edição do concurso “O Melhor Estudante da Rede Pública de Itatiba” e para o prêmio “Químico Nota 10”, promovido em parceria com a empresa Syensqo. O evento contou com a presença de rotarianos, apoiadores, professores, diretores, alunos premiados e seus familiares.
O projeto, que já se tornou tradição no calendário educacional do município, busca reconhecer o esforço, o desempenho escolar e a dedicação de estudantes das redes municipal e estadual. Ao longo de suas 17 edições, o concurso já concedeu 130 bolsas de estudo integrais em colégios particulares e cursos de inglês da cidade, premiando jovens talentos e incentivando o mérito estudantil.
O concurso é uma iniciativa conjunta do Rotary Club de Itatiba e da Prefeitura de Itatiba, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, escolas públicas, colégios particulares — Anglo, Educativa, Elite e Literatus — e escolas de idiomas CNA e CCAA.
Entre os apoiadores estão a empresa Syensqo, patrocinadora do prêmio “Químico Nota 10”, a Relojoaria Magnusson, a TCI – Transporte Coletivo de Itatiba, o Jornal de Itatiba, Rádio CRN, ITV Brasil, Rádio AM e Tem Itatiba e a Câmara Municipal, que cedeu o teatro para a cerimônia.
Durante a abertura, o presidente do Rotary Club de Itatiba, Sandro Sebastião Ferreira, destacou a importância do projeto.
“Sabemos que há muitos outros excelentes estudantes, mas hoje vocês representam o melhor da nossa educação pública. Acreditamos que investir na educação é semear o futuro, oferecendo oportunidades para que jovens talentosos possam desenvolver todo o seu potencial”, afirmou.
Ferreira ressaltou que o projeto, realizado há 17 anos, é um exemplo da união entre poder público, iniciativa privada e comunidade em prol da educação. Ele também anunciou que os alunos premiados receberão bolsas completas que incluem mensalidade, material didático e uniforme, totalizando cerca de R$ 80 mil por estudante.
A secretária municipal de Educação, Sueli de Moraes Tuon, elogiou a parceria com o Rotary e agradeceu o envolvimento de toda a rede de ensino. “Hoje celebramos não apenas os alunos, mas também o trabalho dos professores e gestores que, mesmo diante dos desafios, mantêm nossas escolas como ambientes saudáveis e acolhedores”, destacou.
Próximas etapas
Os 50 alunos classificados realizarão a prova final no dia 8 de novembro, das 8h30 às 12h, na EMEB Cel. Manoel de Araújo Campos. A avaliação, composta por 40 questões de múltipla escolha nas áreas de Português, Matemática e Ciências, além de uma redação, será elaborada e corrigida pela Comissão Pedagógica do concurso.
Os seis melhores colocados receberão bolsas de estudo integrais em colégios particulares e cursos de inglês. Os bolsistas também ganharão um relógio smart da Relojoaria Magnusson e os três primeiros, o passe escolar da TCI. O primeiro lugar receberá ainda o diploma de Melhor Estudante da Rede Pública de Itatiba 2025 e o título de Químico Nota 10. Os cinco melhores classificados em ciências que não conquistarem bolsas de ensino médio receberão notebooks oferecidos também pela Syensqo.
Exemplo de sucesso
Durante o evento, o estudante Arthur Cândido do Carmo, vencedor da edição de 2023, compartilhou sua trajetória. Ex-aluno da EMEB “Profa. Sônia Rita Aguiar Santos”, ele atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Literatus, onde estuda com bolsa integral conquistada por meio do concurso. Arthur incentivou os novos candidatos: “Vale muito a pena participar. A dedicação é recompensada e a oportunidade abre muitas portas. Boa sorte a todos!”.