Rotary Club de Itatiba tem 116 bolsas válidas na Campanha de Doação de Sangue
Foto: Aloisio Mathias
A décima primeira edição da Campanha Permanente de Doação de Sangue, realizada pelo Rotary Club, referente ao mês de novembro, captou 116 bolsas válidas, em comparação ao mês anterior, quando foram captadas 92 bolsas válidas, o aumento neste mês foi de 26,09%.
Segundo informado ao Jornal de Itatiba pela Pró-Sangue estadual, alguns tipos sanguinios estavam com estoque crítico e isso foi um dos fatores que influenciou na coleta. Muitos procuraram informações sobre a doação durante a semana. “Itatiba, mais uma vez, respondeu ao apelo, porque estamos em uma época que precisamos estocar bolsas de sangue, já que entre o final do ano e o carnaval o número de doações cai”, comentou ao JI, um dos participantes da campanha.
Outro dado festejado foi o de que, das 116 bolsas válidas, 28 foram provenientes de doadores que fizeram esta boa ação pela primeira vez. Ou seja, das doações do último sábado, 20% foram de cidadãos que nunca tinham doado sangue.
CONSCIENTIZAÇÃO
O Rotary faz questão de repassar estes dados do resultado da campanha, pois há uma preocupação de conscientizar e educar sobre a importância da doação de sangue. Este retorno pós-doação também é uma forma de incentivar para que a população esteja pré-disposta para doar futuramente.
Das 138 senhas distribuídas, houve 4 desistências e 18 considerados inaptos – aqueles com diabete, hipertensão ou que tiveram alguma doença que inviabiliza a doação.
PRESENÇAS
Os rotarianos presentes na ação do último sábado foram Tatiane, Alice, Bárbara, Daniel, Keiniti, Sanches, Adilson, Carrara, Flávio, Amélio, Ednaldo e Negrete, além dos interactianos: Maria Eduarda, Raphaela, Enzo, Rute e Sofia.
A ação, realizada no último sábado, dia 9 de novembro, tem parceria do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e apoio do JI e da CRN, além da Secretaria Municipal de Saúde, ITV, AM Rádio Web Farma Vitta, Colégio Madre Teresa. O médico responsável foi o Dr. Ariovaldo Hauck e houve ainda suporte por parte de Patrícia (Apami). A próxima ação, referente ao 12º mês do ano, está agendada para 14 de dezembro.