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Rodovia D. Pedro I está entre as 10 melhores do Brasil

Por Redação

Foto: Rota das Bandeiras

A Rodovia D. Pedro I (SP-065), administrada pela Concessionária Rota das Bandeiras, foi classificada como a 10ª melhor do Brasil na Pesquisa CNT de Rodovias 2024. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (19), avaliou 111.853 quilômetros de rodovias pavimentadas no país, considerando pavimento, geometria e sinalização como critérios principais.

A D. Pedro I alcançou nota máxima (ótimo) em geometria e sinalização, enquanto o pavimento foi avaliado como bom. No ranking de 527 rodovias analisadas, apenas oito receberam nota máxima em todos os quesitos.

Sob concessão da Rota das Bandeiras desde 2009, o Corredor Dom Pedro, que inclui a SP-065, reúne 297 km de rodovias interligando regiões estratégicas como o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Durante esse período, foram investidos R$ 4,2 bilhões em melhorias e manutenção, o que resultou em: Redução de mais de 50% no número de acidentes; Diminuição no tempo de viagem; Aumento do conforto e segurança dos usuários.

A D. Pedro I conecta nove municípios, de Jacareí, no Vale do Paraíba, até Campinas, onde se encontra com a Rodovia Anhanguera (SP-330). Além disso, a SP-332 (Rodovia Prof. Zeferino Vaz), também administrada pela Rota das Bandeiras, destacou-se na 13ª colocação da Pesquisa CNT, com excelente sinalização e boas avaliações em pavimento e geometria.

Douglas Longhi, diretor-presidente da concessionária, celebrou o reconhecimento: “Ter duas rodovias entre as 15 melhores do país demonstra que os investimentos realizados refletem em melhorias diretas para os usuários e ganhos logísticos, com impacto positivo para a economia.”

A Pesquisa CNT destaca a superioridade das rodovias concedidas à iniciativa privada em relação às públicas. Das 15 melhores rodovias do Brasil, 14 estão no Estado de São Paulo, reguladas pela Artesp, e 13 são privadas. No geral, as rodovias privadas apresentaram índices significativamente melhores: Ótimo: 21,4% das rodovias privadas x 2,7% das públicas; Ruim ou péssimo: 6,1% das rodovias privadas x 33,6% das públicas.

Os resultados reforçam a importância do modelo de concessões para garantir infraestrutura de qualidade e segurança nas rodovias brasileiras.

A Pesquisa CNT de Rodovias

Realizada anualmente desde 1995, a Pesquisa CNT é referência em infraestrutura rodoviária no Brasil. Em 2024, o levantamento contou com 24 equipes que percorreram as rodovias entre 24 de junho e 23 de julho, utilizando métodos como análise visual, captura de imagens e algoritmos de inteligência artificial para classificar o estado geral das vias.

Além de promover comparações históricas, a pesquisa contribui para a identificação de prioridades e investimentos necessários, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social do país.

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