Região do Corradini recebe novo prédio do Cras Olga Caramel Furlan
Foto: Tatiana R. Petti / PMI
Na tarde desta quinta-feira (30/10), a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, fez a entrega do novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Núcleo Residencial João Corradini - Cras Olga Caramel Furlan. Ele está no endereço original, Rua José Pretti - 260, bem ao lado dos prédios do núcleo habitacional de mesmo nome, junto à academia ao ar livre do bairro.
A cerimônia integra a programação celebrativa pelos 168 anos do município neste 2025, que também teve nesta quinta-feira o lançamento do Projeto Itatiba Ecossustentável, encabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
“Este novo prédio, de uma abrangência gigantesca, vai trazer dignidade à população que terá atendimento próximo de casa. Estou muito feliz de ter a missão cumprida de entregar este presente pelo aniversário de Itatiba. Foi projetado para atender vocês de forma humanizada com esta equipe fantástica da ação social. Usufruam do espaço e conservem, cuidem como se fosse a casa de vocês. E todo mundo ganha”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, também se dirigindo aos familiares de Olga.
“Família grande e unida desta mulher que tinha um coração gigantesco e que deve estar muito feliz com o nome eternizado em um prédio que será utilizado por milhares de pessoas por mês”, acrescentou o prefeito Thomás. A filha de Olga Caramel Furlan, Olga Furlan de Moraes, representou os familiares presentes no evento que também contou com a presença de diversas autoridades municipais.
“Neste terreno, era fábrica de vassoura e foi transformada em um Cras; agora um novo prédio foi construído, como resultado de muitas forças. Uma grande conquista que vai abranger também a região do Engenho d’Água e famílias das olarias. Neste prédio maravilhoso vamos atender a todos. Esse Cras vai ficar na história e vamos fazer a história acontecer nele”, disse o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, anunciando que a coordenadora do espaço será Lourdes Fumachi Bredariol - muito aplaudida pela equipe da Secretaria de Ação Social. O novo prédio do Cras estará de portas abertas à população a partir de terça-feira (04/11).
Estrutura
Em uma área de 293,5m², o novo prédio foi construído pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos com mais de R$ 1,4 milhão investidos, uma contrapartida da Árbore Engenharia e Incorporação Imobiliária, oficializada em abril de 2024.
Conta com recepção e cinco salas: duas de Assistência Social, uma de Psicologia, uma de Administração e uma de Informática, além de um espaço de eventos. Também com cozinha, despensa, lavanderia, almoxarifado e cinco banheiros, sendo dois para funcionários (feminino e masculino) e três para o público: feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais (PNE). Nos fundos, há espaço para horta e área ajardinada.
O novo prédio é estruturado para atender a demanda regional, que cresceu expressivamente desde a desativação do original: 39 bairros dessa abrangência serão atendidos nas novas instalações, que tem base referenciada superior à 2.200 pessoas em vulnerabilidade social.
O antigo prédio tinha problemas com telhado e foi demolido há cerca de seis anos. Desde então, todo o atendimento social da região foi realizado no Centro Comunitário do Jardim Harmonia e pelo Cras Itinerante Pastor João Bortoletto, ônibus da Secretaria de Ação Social. O Centro do Harmonia segue com os atendimentos.