Região de Campinas está em área de risco para tempestade
Aviso foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e vale desta quinta-feira (13) até as 18h de sexta-feira (14)
Foto: Rogério Capela
A região de Campinas está na área de risco para tempestade entre esta quinta-feira, 13 de novembro, e sexta-feira, 14 de novembro. O aviso de risco é válido até as 18h de amanhã.
A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos, entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
O aviso abrange todo o Estado de São Paulo, além do Paraná e trechos de outros estados.
A Defesa Civil de Campinas recomenda que a população evite áreas conhecidas por alagamentos em caso de chuva forte; respeite os avisos dos painéis digitais instalados em vias de Campinas, que emitem alertas em situações de risco; e fique atento às placas de sinalização em pontos críticos, que indicam locais sujeitos a enchentes. É importante também se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil.
Como receber os alertas
A população pode receber avisos oficiais de duas formas:
Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.
SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito
A previsão é de que o tempo instável continue durante a semana, mas as condições devem melhorar no domingo (9), com predomínio de sol e apenas chuvas fracas e isoladas.
Serviço:
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência;
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores (de segunda à sexta-feira, das 7h às 1h; ou pelo whatsapp - (19) 2116-0156).