REFIS 2025: Prefeitura registra alta procura nas primeiras semanas do programa

Foto: Comunicação / CMI
A Prefeitura de Itatiba iniciou mês passado o Refis 2025, programa de Recuperação Fiscal que oferece condições especiais para que contribuintes regularizem seus débitos com o município. De acordo com a secretária de Finanças, Kátia Baptistela, as primeiras semanas têm sido marcadas por grande movimento de cidadãos em busca de informações e orientações.
Segundo a secretária, o fluxo tem sido constante: “É diário o número de pessoas que têm procurado a Prefeitura para verificar seus débitos. Nota-se bastante interesse, e esperamos que isso se converta em adesões, já que as condições são favoráveis, ainda que temporárias.”
Kátia destacou que a Secretaria se preparou previamente para atender tanto de forma presencial, no balcão, quanto pelos canais virtuais. Até o momento, a maior parte da demanda tem sido de orientação e levantamento individual de débitos. “Antes mesmo do início do Refis, reforçamos o atendimento, o que tem garantido fluxo normal nos dois formatos”, explicou.
Estimativa de arrecadação
Ainda não há números sobre a arrecadação ou sobre a proporção entre pagamentos à vista e parcelados, pois o foco inicial tem sido o de esclarecer dúvidas e levantar valores devidos. Um material especial de perguntas e respostas está disponível no site da Prefeitura, no endereço www.itatiba.sp.gov.br/refis.
A secretária destacou a confiança de que a procura se converterá em resultados: “Estamos confiantes de que muitos cidadãos conseguirão quitar seus débitos nestas condições especiais. A procura tem sido animadora.”
Prazo e possibilidade de prorrogação
O Refis 2025 segue até o dia 12 de outubro. Questionada sobre a possibilidade de prorrogação, a secretária afirmou que o foco está no prazo original, mas não descartou que a medida possa ser analisada caso a adesão fique abaixo do esperado. Os recursos arrecadados irão reforçar o orçamento municipal, sem destinação específica a uma área, mas garantindo mais capacidade de investimento e equilíbrio das contas públicas.