Psyllium: entenda como uma semente atingiu 55 mil buscas em julho
Capacidade de emagrecimento e diminuição de colesterol e triglicerídeos são principais motivos
Foto: iStock/ olgakr
Cuidar da saúde e do bem-estar deve ser prioridade no dia a dia, e, se puder fazer isso usando produtos 100% naturais, melhor ainda! E é exatamente o caso da psyllium, que se trata de uma semente muito poderosa, capaz de trazer diversos benefícios para a saúde.
Inclusive, no mês de julho, houve um boom pela procura dessa semente no Google, principal buscador digital: mais de 550.000 buscas no mês, um salto realmente surpreendente.
Mas, afinal, o que é a psyllium?
Nome popular para as sementes de plantago ovata forssk, nativa da África, Ásia e Mediterrâneo, a psyllium é bem parecida com aveia e trigo, mas com uma supercapacidade de fibra. Ela já é utilizada para remédios naturais, inclusive, pelos benefícios que traz.
Segundo a nutricionista Renata Buzzini, a semente tem uma alta absorção de água, e por isso pode aumentar até 20 vezes de tamanho quando está misturada em outros líquidos, o que ajuda no intestino, já que regula a atividade intestinal.
Benefícios da psyllium
Como consequência de ajudar na regulação do intestino, a psyllium também tem uma ação importante no controle da glicemia, do colesterol, dos triglicerídeos e da pressão arterial.
Segundo Isaac Nunes, nutricionista de Brasília, “o consumo de fibras melhora o trânsito intestinal, diminuindo os níveis de colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos”.
Além disso, o nutricionista explica como a semente age: ao consumir com água, a semente vai inchando dentro do intestino, o que gera a sensação de saciedade e diminui a fome. Daí o efeito de emagrecimento apontado, que tem se mostrado um dos grandes benefícios da psyllium no consumo diário e em acompanhamento com nutricionistas.
Como usar a psyllium na dieta?
De acordo com Nunes, o ideal é iniciar o consumo com 5 gramas diluídos em água, antes do almoço. Se o organismo reagir bem ao consumo, sem nenhum tipo de efeito ruim para a pessoa, há a possibilidade de aumentar a ingestão diária gradualmente, até 20 gramas.
É muito importante estar em contato com um nutricionista e um médico de sua confiança para iniciar o consumo de psyllium, visto que não é recomendado usar sem critério algum.
Gestantes, pessoas com intestino preso e/ou que tomam medicações contínuas podem sofrer com efeitos colaterais, já que a psyllium pode retardar a absorção de medicamentos.