Psicologia hospitalar da Santa Casa participa de evento na USP

Foto: Divulgação / SCMI
A equipe de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba participou, na semana do dia 12 de setembro, do IPQ de Portas Abertas 2025, realizado em São Paulo. O ciclo de palestras foi promovido pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), um dos principais centros de referência e pesquisa do país.
Segundo a psicóloga Ana Paula Muniz, presente na programação, o objetivo foi ampliar horizontes e atualizar práticas profissionais. “O objetivo é nos atualizarmos em um grande centro de pesquisa e referência como a Universidade de São Paulo para que possamos replicar algumas das práticas no contexto da Santa Casa”, destacou.
Ao longo da participação, os profissionais acompanharam seis palestras, que abordaram temas atuais e recorrentes no dia a dia da saúde mental. Entre eles: saúde mental e nutrição; sofrimento não é doença: porque confundimos as dores da vida com transtornos mentais; depressão, fobia e pânico; alterações de memória – como identificar o que é normal; emergências psiquiátricas; dependência de álcool e outras drogas: quando o tratamento requer internação; e riscos dos medicamentos para dormir.
O psicólogo Juliano Albino de Carvalho também ressaltou a importância da experiência. “Foi a primeira vivência no evento. Com ele, poderei trazer algo complementar para a minha atuação e maior compreensão desses assuntos na minha rotina de trabalho”, avaliou.
Integração regional
Além da participação no ciclo da USP, a equipe de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Itatiba também promoveu uma visita técnica à Santa Casa de Campinas na primeira semana de setembro. A ação teve como finalidade a troca de experiências com outros profissionais da área, fortalecendo a integração regional e a busca constante pela qualificação no atendimento hospitalar.