Prorrogadas até 7 de agosto as matrículas para a EJA em Itatiba
Foto: Divulgação / PMI
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba prorrogou até o dia 7 de agosto o período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) referente ao segundo semestre letivo de 2026. A iniciativa é destinada a pessoas com 15 anos ou mais, sem limite máximo de idade, que desejam concluir o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, ampliando as oportunidades de formação, qualificação e desenvolvimento pessoal.
A EJA é uma importante alternativa para quem precisou interromper os estudos e agora busca retomar a trajetória escolar. Com ensino adaptado às necessidades dos alunos, o programa oferece turmas em diferentes bairros da cidade, nos períodos da tarde e da noite, facilitando o acesso de trabalhadores e demais interessados.
Para efetuar a matrícula, os candidatos devem apresentar cópias do RG, comprovante de residência e histórico escolar, caso possuam. Quem nunca frequentou a escola precisa apresentar apenas os documentos pessoais.
As inscrições podem ser realizadas diretamente nas unidades de ensino participantes. Para o 1º ao 5º ano, com aulas no período da tarde, há vagas no Cras I, no bairro San Francisco, com inscrições na Emeb Inês Prado, e no Condomínio Residencial Getúlio Luvison, com inscrições na Emeb Professora Guiomar Aparecida Ciarbello.
Já para estudantes do 1º ao 9º ano, há turmas no período da tarde no Programa Integrando, localizado no Centro da Juventude, com inscrições na Emeb Philomena Zupardo. No período noturno, as aulas são oferecidas na Emeb Professora Inês Prado Zamboni, no San Francisco; na Emeb Professora Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, no Núcleo Residencial Porto Seguro; e na Emeb Coronel Francisco Rodrigues Barbosa (Chico Peroba), na Vila Mutton.
Mais informações podem ser obtidas diretamente nas escolas participantes ou junto ao setor da EJA da Secretaria de Educação, pelo telefone (11) 3183-0630, ramal 2033.
Além da sala de aula
Além do conteúdo pedagógico, a Educação de Jovens e Adultos de Itatiba promove atividades culturais e de integração para estimular a permanência dos estudantes e fortalecer os vínculos com a aprendizagem. Um exemplo foi o sarau "Músicas e Poesias da Minha Terra", realizado em junho no Teatro Ralino Zambotto.
A atividade reuniu apresentações inspiradas nas lembranças e tradições dos próprios alunos, valorizando a cultura popular e a troca de experiências entre diferentes gerações.
Segundo a coordenadora da EJA em Itatiba, Fabiana Rodrigues, essas iniciativas contribuem para tornar o processo de aprendizagem ainda mais significativo.
"As músicas e poesias carregam memórias, tradições, sentimentos e ensinamentos que passam de geração em geração, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o respeito à nossa cultura", destaca a coordenadora.
Ao unir educação, cultura e inclusão, a EJA reafirma seu papel como ferramenta de transformação social, oferecendo uma nova oportunidade para que jovens e adultos retomem os estudos e ampliem suas perspectivas de vida e de inserção no mercado de trabalho.