Procon Itatiba reforça orientações para Black Friday com dicas de segurança e prevenção a golpes
Foto: Paulo Pinto
Com a Black Friday se aproximando, o Procon Itatiba – Unidade localizada na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda – preparou orientações para que os consumidores possam aproveitar as promoções de forma segura e consciente. Confira as principais recomendações para evitar problemas durante o evento e os cuidados ao fazer compras online.
Entre as orientações destacadas, o Procon alerta sobre a importância de evitar compras por impulso e desconfiar de ofertas milagrosas ou descontos muito elevados, que podem esconder práticas enganosas. Antes de finalizar qualquer compra, o consumidor deve verificar o valor do produto, as condições de pagamento (com ou sem juros), e se informar sobre a política de trocas e devoluções.
Outro ponto relevante é a atenção aos valores de frete: a empresa deve esclarecer se o CEP do consumidor está incluso no plano de entrega e o preço final, já atualizado com o frete, deve aparecer no carrinho de compras.
Compras online
Para garantir maior segurança nas compras online, o Procon Itatiba orienta o uso de formas de pagamento seguras, como cartão de crédito ou plataformas intermediárias de pagamento. Além disso, destaca o uso do cartão virtual, que oferece uma camada adicional de segurança.
O consumidor deve também:
Confirmar que o site tem certificado de segurança (endereço com "https");
Evitar links suspeitos recebidos por e-mail ou redes sociais;
Certificar-se de que o site possui canais diretos de atendimento ao cliente;
Estar atento a golpes de phishing, onde criminosos tentam obter dados pessoais e financeiros.
Fraudes em preços e ofertas
O Procon recomenda que os consumidores monitorem os preços com antecedência para evitar a chamada "maquiagem de preço". Essa prática consiste em elevar os valores antes da Black Friday, para depois aplicar um desconto fictício. Para acompanhar essa variação de preços, o consumidor pode utilizar ferramentas e sites de monitoramento de histórico de preços.
Fiscalização e principais reclamações
Em relação à fiscalização, o Procon Itatiba não realizará operações específicas durante a Black Friday, uma vez que a Fundação Procon entende que o objetivo é observar o comportamento cotidiano do comércio, sem alertas prévios. No entanto, em edições passadas, os principais problemas registrados foram compras em sites falsos, atraso na entrega e produtos não entregues.
Caso o consumidor enfrente problemas com a entrega ou qualidade dos produtos comprados, pode entrar em contato com o Procon Itatiba para orientações e agendamento de atendimento, pelo telefone 4524-3334, no horário comercial.
Outras dicas e orientações
Para evitar golpes durante a Black Friday, o Procon sugere que os consumidores busquem informações sobre a reputação da empresa e desconfiem de sites que aceitem apenas formas de pagamento restritas, como apenas Pix ou boleto bancário.
As orientações e serviços do Procon são voltados exclusivamente para a defesa dos direitos dos consumidores, e não para orientação direta a lojistas. Por isso, o Procon reforça a importância de o consumidor conhecer seus direitos e atuar de forma consciente e informada.
Para mais informações, o Procon Itatiba está à disposição na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, localizada na Av. Nair Soares de Macedo Fatore, 200, Vila Santa Clara.