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Por Redação

Procon Campinas divulga cartilha com dicas sobre a Black Friday

Documento pode ser consultado on-line, no site do órgão de defesa do consumidor

Por Redação

Foto: Carlos Bassan / PMC

A Black Friday deste ano será em 28 de novembro, mas há estabelecimentos que já anteciparam e estão realizando um “esquenta” de promoções. Para orientar os consumidores, o Procon Campinas preparou um informativo com orientações para o período. O informativo está disponível no link: https://procon.campinas.sp.gov.br/informativo-black-friday-11

Entre as dicas estão:

Verificar se o produto pretendido está na promoção;

Comparar os preços em diferentes lojas e sites;

Checar valores de frete, se houver, e o prazo de entrega; 

Verificar se o estabelecimento oferece política de troca (possibilidade de trocar o produto por cor, tamanho etc.), já que não é obrigatório;

Ao realizar compras pela internet, é fundamental ter cuidado com links recebidos por redes sociais ou e-mails promocionais. Recomenda-se acessar diretamente o site oficial da loja, digitando o endereço no navegador, para verificar a autenticidade das ofertas.

Outra dica do órgão de proteção ao consumidor é, antes de realizar as compras, fazer a captura de telas veiculadas com a publicidade do produto em oferta, para se resguardar de eventuais problemas. 

“As pessoas têm uma expectativa grande com a Black Friday, mas é preciso ter calma, pesquisar e ter certeza de que se trata de uma boa compra”, explica o diretor do Procon Campinas, Paulo Giglio.

Ele orienta, ainda, que, no caso de compras pela internet, o consumidor deve se certificar de que o site utiliza um sistema seguro de pagamento. “Ao fazer o cadastro no site, crie senhas difíceis e, na hora do pagamento, gere um cartão virtual, se seu banco oferecer essa opção, pois a compra se torna mais segura”, completou.

Outra dica importante é verificar os dados do fornecedor antes da compra on-line e fazer uma captura de tela contendo o nome empresarial, CNPJ, endereço físico e eletrônico.

Trocas

A política de troca da loja também é um ponto que deve ser observado, caso o estabelecimento ofereça essa possibilidade, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor não obriga a troca por motivo de cor ou tamanho.

A loja que optar por oferecer essa facilidade deve informar claramente ao consumidor qual é o prazo para a realização da troca e quais são as condições exigidas — como, por exemplo, a manutenção da etiqueta no produto

Desistência

O consumidor que realizou compras à distância (internet ou telefone) tem 7 dias, a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, para cancelar ou desistir da aquisição.

Reclamações ou Denúncias

Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, nos postos presenciais ou pelo site: https://procon.campinas.sp.gov.br/.

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