Prefeitura e Rotary se unem para reforçar conscientização sobre vacinação contra a pólio

Foto: Liz Perrobelli / PMI
A Prefeitura de Itatiba recebeu na tarde desta segunda-feira (20/10) representantes do Rotary Club de Itatiba para uma reunião de fortalecimento da campanha de conscientização contra a poliomielite. O encontro, realizado no gabinete do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, reforçou a importância da vacinação infantil e o papel fundamental da parceria entre o poder público e entidades civis no combate à doença.
“Hoje não temos nenhum caso e vamos continuar a fazer ações para impedir que o vírus volte a circular; por isso fazemos este trabalho. Agradeço o apoio fundamental do Rotary para atingir o maior número de pessoas possíveis nesta conscientização”, destacou o prefeito Thomás.
A secretária de Saúde, dra. Cláudia Swenson, lembrou a proximidade do Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado em 24 de outubro, e frisou que “é essencial fortalecer o método preventivo e reforçar que vacinas salvam vidas”.
Imunização que salva vidas
A responsável técnica pela Central de Imunização, enfermeira Débora Rocha Diniz, apresentou dados que evidenciam a importância da vacina. “Dos três vírus da poliomielite, dois já foram erradicados. O que segue circulando é o vírus selvagem, por isso não podemos baixar a guarda. A vacina injetável, extremamente segura, protege contra os três tipos e representa um grande avanço. De 2016 para cá, observamos queda na cobertura vacinal, especialmente contra pólio e sarampo, e precisamos do engajamento da sociedade”, alertou.
Ela lembrou ainda que o Brasil é hoje o segundo país das Américas com maior risco de reinserção da pólio, atrás apenas do Haiti, e que é necessário alcançar 95% de cobertura vacinal para evitar a reintrodução do vírus.
Representando o Rotary, estiveram presentes Sandro Ferreira (presidente), José Luis Poli (secretário) e Leila Bedani (presidente da Asri – Associação das Senhoras Rotarianas de Itatiba). O grupo reforçou o apoio do clube ao município e anunciou a Caminhada de Conscientização, que será realizada em 9 de novembro, às 8h30, no Parque Luís Latorre, com troca de camiseta por 1 litro de leite ou óleo, destinados a ações sociais.
“Buscamos a cobertura total da vacina. É preciso explicar para familiares, professores e todos que têm contato com as crianças a importância de levá-las para receber a vacina que a ciência desenvolveu para nossa saúde”, ressaltou Poli.
A vacina injetável contra a poliomielite pode ser aplicada em todas as salas de vacinação da rede pública de Itatiba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O esquema vacinal prevê doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Dia D da Multivacinação
No último sábado (18/10), a Secretaria de Saúde promoveu o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, ação do Ministério da Saúde adotada pelo município para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. Somente nessa manhã foram aplicadas 237 doses de vacinas diversas.
Entre os imunizantes disponíveis está a vacina inativada (VIP) contra a poliomielite, que desde novembro de 2024 substituiu a tradicional “gotinha”. A versão injetável segue recomendações internacionais para tornar o esquema vacinal mais seguro.
Parceria contínua
O Rotary International é reconhecido mundialmente pela campanha End Polio Now, que desde 1988 atua pela erradicação global da poliomielite. No Brasil, embora a doença esteja erradicada desde 1994, ainda há risco de casos importados. Atualmente, a transmissão endêmica ocorre no Afeganistão e no Paquistão — países onde o vírus ainda circula e pode gerar até 200 mil novos casos anuais no mundo.
Por isso, Itatiba e o Rotary mantêm a união de esforços para garantir que a vacina continue protegendo as novas gerações e que a pólio permaneça apenas na história.