Prefeitura de Itatiba registra quase 7,6 mil atendimentos a pessoas necessitadas
Segundo Mauro Delforno, para 2022 o grande foco será continuar o auxílio as pessoas carentes com os programas municipais

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Foto: PMI
Da Redação
Ao longo do ano de 2021 a Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Ação Social, Emprego e Renda registrou 7.574 auxílios a quem precisou de ajuda por meio do CRAS, CREAS, CDI, Central da Abordagem e Requalifica.
O JI conversou com o secretário de Ação Social e vice-prefeito de Itatiba, Mauro Delforno, que falou sobre as políticas realizadas durante o ano passado no município. Confira a entrevista.
JI: A Secretaria de Ação Social, Emprego e Renda ajudou quantas famílias carentes em 2021? E de que forma?
Mauro: Temos vários meios de auxiliar nossa população em vulnerabilidade e risco social e pessoal na defesa e garantia dos direitos sociais e acesso a bens e serviços. 2021 somou 7.574 atendimentos, entre: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Cadastro Único que foram 6.792 famílias; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que ajudou 220 famílias; CDI (Centro Dia do Idoso) ajudou 11 idosos; Central de Abordagem que contribuiu com 400 pessoas em situação de rua e o
Requalifica que ajudou 151 pessoas (destes, 96 bolsistas seguiram para emprego formal).
JI: Durante o ano, a necessidade das famílias itatibenses aumentou? Seria efeito da pandemia?
Mauro: Sim. A pandemia da covid-19 agravou a situação socioeconômica das famílias itatibenses. Para amenizar esses efeitos, estão sendo atendidas - em média - 650 famílias pelo Programa Vale Social (Programa Municipal de Segurança Alimentar) e 1.500 famílias por meio da entrega de cestas básicas emergências, além de cadastros para inclusão em benefícios sociais dos governos federal e estadual.
JI: A secretaria recebeu doações de empresas da cidade? De que tipo?
Mauro: Muitas empresas instaladas no município auxiliaram a administração pública com doações emergenciais de alimentos e cobertores.
JI: Quais os programas que a secretaria desenvolve para ajudar os carentes?
Mauro: Temos o gerenciamento do Programa Federal Auxílio Brasil, que é um programa de transferência de renda destinado a famílias em situação de extrema pobreza (renda per capita até R$ 105) e famílias em situação de pobreza (per capita entre R$ 105,01 e R$ 210) inscritas do Cadastro Único. Temos também o Programa Municipal de Transferência de Renda, destinado à garantia de segurança alimentar e o Programa Vale Social – um cartão para aquisição de alimentos na rede local credenciada. Fazemos ainda, o fornecimento de cesta básica emergencial e temos o Programa de Inclusão Produtiva, mais conhecido como Requalifica.
JI: Quem necessita de ajuda e não está cadastrado na Prefeitura, como deve proceder?
Mauro: As pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade social devem se dirigir ao CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência para atendimento socioassistencial. O município possui cinco CRAS, que atendem a população urbana e rural. As localizações dos CRAS são: CRAS I - San Francisco no endereço: Avenida Antônio Nardi, 260 - Parque San Francisco; CRAS II do Jardim das Nações no endereço: Avenida Estados Unidos, 646 - Jardim das Nações; CRAS III do Porto Seguro no endereço: Avenida Urbano Bezana, s/nº, NR ‘Porto Seguro'; CRAS IV do Harmonia/Corradini no endereço: Rua Santo Antônio, s/n - N.R. Jardim Harmonia e o CRAS Itinerante que atende, em ônibus adaptado, a população dos bairros rurais e de expansão urbana: Tapera Grande, Mombuca, Nova Esperança, Vivendas do Engenho D’Água, Morro Azul, Pinhal, entre outros. Já as famílias e ou indivíduos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos, devem procurar o CREAS “Escolástica Camargo Lanfranchi (Dona Quitinha)” no endereço: Rua Campos Sales, nº 328 – Centro.
JI: E os moradores de rua? Qual o balanço das operações realizadas em 2021? O trabalho continua este ano?
Mauro: A Central de Abordagem tem a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e de busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de substâncias psicoativas, dentre outras.
No ano de 2021 foram realizados 1.351 atendimentos, sendo: 748 acolhimentos, 12 recâmbios (ajuda a retorno para residência), 166 passagens, 99 encaminhamentos ao Abrigo Municipal, 81 encaminhamentos Caps Ad/Caps II, 12 encaminhamentos ao Programa Requalifica e 28 encaminhamentos à Comunidade Terapêutica. Também vale lembrar que em 28 de julho de 2021, a Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda instituiu de maneira provisória o Abrigo Emergencial Operação Inverno, pelo qual realizou o acolhimento de 54 pessoas. Durante todo o ano passado também foram realizadas 25 abordagens noturnas, principalmente em período de frio intenso, com o intuito de oferecer proteção, acolhimento, alimentação e cobertores.
JI: Qual o grande foco da secretaria para 2022?
Mauro: Temos alguns focos a trabalhar, como: Implantação de amplo Programa de Inclusão Produtiva, aprimorando e integrando programas já existentes como o PAT, o Requalifica, e criando outras oportunidades para o acesso ao trabalho, PAT: ampliação do número de vagas de trabalho através de parceria com as empresas locais, CRAS Itinerante: ampliação do atendimento com a finalidade de atingir em sua totalidade os bairros rurais do município, Aprimoramento do atendimento à mulher vítima de violência em parceria com a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).