Prefeitura de Itatiba promove programação especial no Agosto Lilás 2025

Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba realiza ao longo deste mês uma série de atividades dentro da campanha nacional Agosto Lilás, que reforça a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias e promovendo a conscientização. A mobilização é coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), por meio da Casa Rosa da Mulher, em parceria com diversas secretarias municipais e entidades da sociedade civil.
Entre os destaques da programação está a participação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal, em palestras na Emeb Anna Abreu, nesta quinta-feira (14), às 8h, sobre “Violência e Cultura de Paz”. A atividade integra o Programa Saúde nas Escolas, da Secretaria de Saúde. Já no dia 18, às 9h, o cardiologista José Claudio Carrete e Silva ministrará, no Cras Nações, a palestra “O Papel Social da Mulher na Saúde”, dentro do Projeto Vivências, voltado ao público 50+.
A Secretaria de Saúde também realizará, no dia 29, às 14h, no Complexo Alice Carniatto, uma capacitação especial para equipes da Atenção Básica e Unidades Avançadas sobre o fluxo de atendimento e a rede de enfrentamento à violência. A formação será conduzida pela enfermeira Gabriela Bertaglia Deiroz, coordenadora do Caismi – referência no atendimento a vítimas de violência sexual – e equipe multidisciplinar.
Na véspera, 28, o FSS promove o quarto Defense Feminino, oficina de técnicas de segurança pessoal para mulheres, no Centro de Lutas de Itatiba, com o coronel PM Eduardo Yasui, instrutores da Bukan School e professores convidados.
A programação inclui ainda ações em empresas e universidades. Na última semana, a Casa Rosa esteve na Emuge Franken – BR, no Bairro da Ponte, e representantes de Itatiba participaram do 3º Conexidades Mulher, em Holambra. Nesta semana, há atividades na Universidade São Francisco e, na sexta-feira (15), atendimentos a 65 mulheres do Programa Integrando, com serviços de autocuidado e palestras sobre canais de denúncia e redes de apoio.
Criado pela Lei Federal nº 14.448/2022, o Agosto Lilás fortalece a Lei Maria da Penha, que completa 19 anos, e reforça que a violência contra a mulher pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Em 2025, a campanha nacional traz o slogan “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”.
Canais de denúncia e atendimento: Central de Atendimento à Mulher – 180 (24h, gratuito e sigiloso); Delegacia da Mulher – 4538-4010; Guarda Municipal – 153 ou 4538-4553 e Polícia Militar – 190.
O Agosto Lilás 2025 conta com apoio de conselhos, movimentos e entidades como OAB Itatiba, Grupo Entre Rosas, Grupo Mulheres do Brasil, Movimento ODS – Núcleo Itatiba, Quebrando o Silêncio e Virada Feminina.
Programação Agosto Lilás 2025
14/08, quinta – 8h
Patrulha Guardiã Maria da Penha da GM na Emeb Anna Abreu sobre Violência e Cultura de Paz, como parte do programa municipal Saúde nas Escolas
15, sexta – 13h
Ação com 65 mulheres do Integrando da Ação Social, na sede do programa, Av. Benedito Alves Barbosa Sobrinho, no Zupardo
18, segunda – 9h
Projeto Vivências especial sobre O Papel Social da Mulher na Saúde com o cardiologista José Claudio Carrete, no Cras Nações
22, sexta – 15h
Palestra Violência Contra Mulher - Lei Mª da Penha e Assédio sexual e moral no ambiente escolar e virtual com alunos do MEB, escola estadual de Ensino Médio
23, sábado – 15h
Palestra Quebrando o Silêncio com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, em ação organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Av. Cav. José Ferrari- 130, no Jd. Carlos Borella
26, terça – 19h
Lançamento do Programa Para uma vida mais feliz, de encontros semanais com o psicólogo voluntário Rodrigo Junqueira no Complexo Alice
28, quinta – 18h
Defense Feminino, com técnicas de segurança pessoal, no Centro de Lutas de Itatiba (sede da Nipo)
29, sexta – 14h
Capacitação do Caismi às equipes de Saúde - Atenção Básica e Unidades Avançadas, no Complexo Alice (R. Alexandre Rodrigues Barbosa, em frente à Nipo)