Prefeitura de Amparo lança o Projeto "Plantando Água" para proteger o meio ambiente e a biodiversidade
Foto: Divulgação
A Prefeitura da Estância de Amparo anuncia o lançamento do projeto "Plantando Água”, nome inspirado em um projeto semelhante e implantado com muito sucesso na cidade de Extrema–MG, uma iniciativa destinada a disponibilizar mudas de plantas nativas para o plantio em propriedades rurais, com o objetivo de preservar áreas verdes, promover a recomposição florestal e proteger mananciais e nascentes do município.
A disponibilização de mudas de plantas nativas é uma estratégia eficaz para aumentar a cobertura vegetal e fortalecer os ecossistemas da região. Plantas nativas desempenham um papel fundamental na proteção da biodiversidade, pois fornecem abrigo e alimento para diferentes espécies de animais, contribuindo para a manutenção do equilíbrio do ecossistema local.
O projeto é uma colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, a Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e empresas especializadas em recuperação ambiental. Trabalhando em conjunto com os produtores rurais do município, o "Plantando Água" visa facilitar o acesso a mudas nativas e projetos de plantio e recuperação das matas, incentivando a adequação das propriedades rurais de acordo com o Projeto de Regularização Ambiental (PRA) após a inscrição e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
É uma ação crucial para contribuir com a melhora do ecossistema local e atender as ODS 15, 17 e 22, cuja finalidade é cumprir uma agenda de compromissos assumidos pelo Brasil junto a O.N.U. para tornar o mundo um local melhor para se viver até o ano de 2030.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Paulo Roberto Fernandes, o projeto é uma demonstração do compromisso da Prefeitura de Amparo com a proteção do meio ambiente e da parceria com a comunidade local. “Este é um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável, promovendo a preservação ambiental e a colaboração entre a população ligada ao agronegócio, setor público e o setor privado", disse.
Ricardo Moncorvo Tonet, Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura de Amparo, destacou que serão realizadas parcerias com empresas que doarão mudas e projetos de recomposição florestal. "Nossos parceiros fornecerão as plantas e acompanharão de perto o plantio e o desenvolvimento das mudas, em colaboração com o apoio da CATI e da Prefeitura de Amparo," afirmou.
Inscrições Projeto Plantando Água
Os produtores interessados em participar do projeto podem se inscrever na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ambas da Prefeitura Municipal da Estância de Amparo ou na Casa da Agricultura de Amparo. A distribuição das mudas seguirá um cronograma, com critérios como o número de mudas solicitadas, a localização da propriedade e o tipo de área a ser recomposta.
Ao incentivar o plantio de mudas de plantas nativas em propriedades rurais, o projeto "Plantando Água" também promove a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade local. A participação dos proprietários rurais nessa ação é fundamental para o sucesso do projeto, já que, além de colaborarem para a preservação ambiental, eles também se beneficiam, pois, a cobertura vegetal contribui para a conservação do solo e a melhoria das condições de produção agrícola.
Para mais informações:
Casa da Agricultura de Amparo – (19) 3807-3690
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio – (19)3817-9266