Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Cristian

Prefeito diz que só haverá flexibilização se a população colaborar

Douglas Augusto afirmou que a flexibilização, caso seja liberada pelo governo estadual, será feita aos poucos

Por Cristian

Foto: JI/Lucas Selvati

Da Redação

Após o governador do Estado de SP, João Doria, anunciar na última quarta-feira, 20, que permitiria aos municípios a reabertura de atividades econômicas a partir do próximo dia 1º, o prefeito Douglas Augusto, em pronunciamento no Facebook na última quinta-feira, 21, apresentou o Plano de Flexibilização Responsável (PFR), elaborado pela Prefeitura de Itatiba, o qual abrange vários setores do município, como comércio, serviços e religiosos.

O prefeito afirmou que a flexibilização, caso seja liberada pelo governo estadual, será feita aos poucos, a depender da ocupação de leitos, do número de casos ativos de coronavírus no município e da capacidade de fiscalização que a Prefeitura possui. “Esta evolução depende do comportamento da população itatibense e de cada responsável por estabelecimento do município. Todos devem seguir as regras sanitárias, utilizar máscaras, álcool em gel e evitar o contato físico. Este é o novo normal e vamos ter que nos adaptar a ele (...) tão importante quanto a saúde é também a economia, que não pode parar”, ressaltou.

Douglas disse, ainda, que, a partir desta segunda-feira, 25, os estabelecimentos deverão se cadastrar no site da Prefeitura para receber a visita do fiscal, que orientará os mesmosa se prepararem para a eventual flexibilização.

Boletim coronavírus

Ainda, durante o pronunciamento, que contou com as presenças do secretário de Saúde, Fabio Nani; e do secretário adjunto, Carlos Lemes, foi informado que, na última quinta-feira, a Secretária de Saúde registrou mais sete casos positivos de coronavírus. Cinco através de testes realizados pela Prefeitura e dois pela rede particular.

Os casos se referem a seis mulheres e um homem, com idades de 49, 22, 55, 38, 67, 18 e 62 anos; três deles residem no GetúlioLuvison. Os outros bairros que apresentaram casos foram: Central Park I,San Francisco, Beija-Flor e Jd. México.

Até a última quinta-feira, Itatiba contabilizava 67 casos ativos de covid-19. Destes, 63 cumprem o isolamento domiciliar, três estão internados na enfermaria da Santa Casa e outro na UTI. São três óbitos confirmados e outro está sendo investigado. Os dados estão sujeitos a alterações.

Calendário de flexibilização

A flexibilização seguirá um calendário, de acordo com o tipo de atividade. Confira:

- 1º de junho - Comércio e prestadores de serviços

- 8 de junho – Academia e similares

- 15 de junho – Restaurantes, pizzarias e padarias e praça de alimentação

- 22 de junho – Cultos e missas

- 1º de julho – Pesqueiros, zoológicos, bares e lanchonetes

Regras gerais

- Medidas rígidas de limpeza e distanciamento físico, com controle de acesso

- Limite máximo de pessoas

- Uso obrigatório de máscaras

- Uso de EPIs por empregados e empregadores

- Disponibilização de álcool em gel 70%

- Desinfecção frequente do ar-condicionado

- Garantia de circulação de ar

- Caixas e guichês com proteção

 Informações: Prefeitura de Itatiba

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi