Praça de Esportes em Campinas tem piscina interditada devido a vandalismo
Aulas de natação e hidroginástica programadas para esta semana foram suspensas; previsão é de reabertura no sábado

Foto: Divulgação
A Praça de Esportes Ferdinando Panattoni, na Vila Joaquim Inácio, na região Sul de Campinas, teve equipamentos depredados no último final de semana. Um grupo de vândalos invadiu o espaço após cortar o alambrado. Eles sujaram a água da piscina, espalharam lixo nas áreas de convivência e danificaram outros bens públicos.
Devido aos estragos, a piscina precisou ser interditada e deve permanecer fechada até, pelo menos, sexta-feira, dia 14. As aulas de natação e hidroginástica programadas para esta semana foram suspensas. Equipes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer trabalham para agilizar o conserto do alambrado e o tratamento da água. A previsão é de reabertura no sábado. A praça está aberta para outras atividades.
Prejuízo para toda a comunidade
Apenas nestes primeiros meses do ano, a Secretaria de Esportes e Lazer estima um prejuízo aproximado de R$ 50 mil provocado pelo vandalismo nas praças de esportes de Campinas.
“Difícil de entender o que leva essas pessoas a destruírem aquilo que é delas mesmo. Agora os moradores ficam privados de um momento importante de lazer, sem contar os prejuízos financeiros com a reforma, prejuízos esses que são arcados por toda a comunidade”, lamentou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
Danos em outras praças
Em fevereiro último, o Complexo Esportivo Jorge Mendonça, no Distrito do Campo Grande, teve cabos elétricos furtados, o que interrompeu o funcionamento do Parque Molhado que é utilizado por cerca de 3 mil crianças. A situação foi solucionada após uma força-tarefa entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Serviços Públicos, com suporte da CPFL.
Durante as festas de fim de ano, quatro áreas esportivas também foram alvo de vandalismo: a Praça Dr. Roberto Ângelo Barbosa, na Vila 31 de Março, sofreu danos na piscina e em outros equipamentos. A Praça Primavera, na Vila Costa e Silva, teve lixeiras destruídas. Na Praça Emil Rached, no DIC VI, foram espalhados lixo nas áreas comuns. Já a Praça Salvador Lombardi Neto, no Jardim Eulina, teve o alambrado e traves do campo de futebol danificados. Todos esses espaços, após os consertos, foram reabertos em 3 de janeiro.
Medidas
Entre outras medidas adotadas para conter esses atos de vandalismo, a Secretaria de Esportes e Lazer solicitou à Guarda Municipal que as rondas sejam intensificadas nas áreas onde a incidência de vandalismo é mais acentuada.
A Secretaria de Esportes e Lazer conta com 31 praças de esportes.