Polícia Militar desmantela esquema de falsificação de bebidas em Hortolândia
Um homem foi preso; operação encontrou mais de mil garrafas de bebidas falsificadas, milhares de rótulos e tonéis de álcool em imóvel usado como fábrica clandestina

Foto: SSP-SP
Por Felipe Lima
A Polícia Militar prendeu um homem, de 27 anos, nesta sexta-feira (10) após localizar uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas na Rua Elizete Cardoso, no Jardim São Bento, em Hortolândia. A descoberta se deu após denúncia anônima sobre a produção irregular no local.
Durante a vistoria, os policiais encontraram 1.258 garrafas cheias de bebidas de diferentes marcas, além de 8.800 garrafas vazias, 5.000 tampinhas, 36 rolos de rótulos, 200 lacres com selo de importação, 16 galões de 5 litros com essência, 44 galões de 50 litros vazios, 32 galões de 50 litros cheios de substância semelhante a álcool e 1 galão de 100 litros lacrado com o mesmo tipo de substância. Também foram apreendidos maquinários usados no envase e fechamento das garrafas, além de um celular do suspeito.
O imóvel foi periciado por uma equipe do Instituto de Criminalística, que recolheu amostras para análise de composição e autenticidade. A Polícia Civil também compareu ao local, assim como equipe da Vigilância Sanitária municipal, que aplicou autos de infração e interditou totalmente o espaço, e representantes da Associação Brasileira de Bebidas - Abrabe.
O suspeito foi autuado em flagrante por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, e crime contra as relações de consumo. Ele permaneceu detido à disposição da Justiça.
A ação integra o gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol no estado. Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação.