Policia Civil de Itatiba realiza Campanha de Prevenção ao Estelionato

Foto: Divulgação
A Delegacia de Polícia Civil de Itatiba lançou, no final do ano passado, a Campanha de Prevenção ao Estelionato. A ação visa orientar a população com relação aos tipos de golpes mais praticados na cidade e também os que não são tão comuns na localidade.
Dando ênfase a esse trabalho de orientação, foi então elaborado pela escrivã de polícia, Angela Cristensen, um folheto contendo os golpes e as formas de atuação dos golpistas, além de dicas de prevenção.
O material, patrocinado pelas empresas WD Serviços, Jofege e DCBM em parceria com a Prefeitura Municipal de Itatiba, foi atualizado recentemente para inclusão do golpe do falso advogado que começou a ser aplicado na cidade.
A iniciativa teve motivação em razão do aumento significativo de ocorrências dessa modalidade. Em 2022, a escrivã escreveu um artigo para o JORNAL DE ITATIBA-Diário alertando e informando sobre os golpes, pois já tinha percebido o aumento das ocorrências no município.
AUMENTO NOS CASOS
O crime de Estelionato, popularmente conhecido como golpe, está sendo a ação criminosa mais praticada no país. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 apresenta os índices do ano de 2023 e apontou o total de 1.965.353 registros de estelionato, considerando 1 golpe a cada 16 segundos. Ainda, o estudo identificou que desde 2018, o crime de estelionato teve um aumento de 360%.
Outro ponto importante apresentado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi uma queda dos crimes de Roubo. Os dados traduzem uma mudança no perfil da criminalidade. O crime acompanha a evolução da sociedade e atualmente os criminosos que aplicam golpes buscam através da tecnologia maneiras que facilitam as ações praticadas contra as vítimas.
A Campanha é muito importante e visa evitar que a vítima caia em golpes, vez que o estelionato é combatido com a orientação da população. “Uma observação muito importante para todas as pessoas é que sempre devem desconfiar de ofertas atrativas. O golpista, muitas vezes, vai oferecer propostas vantajosas para a vítima e será sempre muito prestativo e amigável”, alertou a escrivã.
“Também vale reforçar que precisamos ter em mente o valor real dos produtos, veículos e serviços que queremos contratar. Ainda, temos que lembrar que a intenção do golpista é enganar a vítima. Valores fora do padrão praticado em mercado gera uma certa suspeita e há grandes chances de serem falsas”, ensinou.
Outra dica importante apontada pela policial, é a de nunca aceitar terceiro estranho dizendo ser parente ou amigo do vendedor do imóvel ou veículo, tentando intermediar a negociação entre as partes. Caso seja necessário, procure por um profissional da área e estabelecimentos sérios e comprometidos.
Vale informar um tipo de golpe que também começou a ser praticado que é o da Criptomoedas. O golpista vai oferecer uma proposta vantajosa, com lucros altos em pouco tempo e a vítima irá investir valores, visando a lucratividade indicada. Desconfie! No caso de investimentos, procure instituições sérias e reais. Não faça negócio com pessoa física ou com empresas desconhecidas. “Precisamos proteger nosso patrimônio, portanto, todo cuidado é pouco”, finalizou Angela Cristensen.