PM prende ladrão de residência em flagrante, em Itatiba
Por Ivan Machado / Jornal da Região
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (21) após roubar uma residência no Vivendas do Engenho D’Água, em Itatiba. O ladrão já possui antecedentes criminais por diversos delitos incluindo tráfico de drogas. Ele foi detido pela Polícia Militar enquanto tentava fugir com uma televisão LED de 40 polegadas.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava dormindo em casa com a porta fechada, mas não trancada, quando foi surpreendida por dois criminosos. A vítima conseguiu mandar mensagem pelo celular para o pai, pedindo para acionar a Polícia.
O morador relatou ter ouvido duas vozes, e ao verificar o que acontecia, foi abordado pelo suspeito que o ameaçou com uma faca, ordenando que permanecesse quieto no quarto sob ameaça de morte.
Os policiais militares Cabo Spencer e Soldado De Matos se deslocaram imediatamente ao local.
Devido às características da área – região erma e com pouca iluminação – os policiais desembarcaram a cerca de 200 metros da residência e fizeram uma progressão a pé.
Durante a aproximação, avistaram uma luz fraca de lanterna e deram voz de prisão ao suspeito.
O criminoso imediatamente largou a faca que portava e se rendeu, permanecendo em posição de rendição. Durante a busca pessoal, nada mais de ilícito foi encontrado, mas o homem estava em posse da televisão roubada.
Reconhecimento e Prisão
Com apoio de outras equipes policiais, foi realizada uma varredura completa da área externa e interna da propriedade, localizando a vítima ilesa no interior da residência.
O morador reconheceu sem dúvidas o indivíduo detido, a arma branca utilizada no crime e o objeto roubado.
O autor foi conduzido ao Distrito Policial de Itatiba algemado, conforme prevê o Decreto 8.858/16, devido ao fundado receio de fuga. O delegado plantonista ouviu as partes, ratificou a prisão e elaborou boletim de ocorrência por roubo qualificado, previsto no artigo 157, §2°, incisos II e VII do Código Penal.
O preso, que é egresso do sistema prisional, será submetido à audiência de custódia e foi transferido ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações continuam para localizar o segundo suspeito que participou do crime. Os policiais militares conseguiram achar, na escuridão do sítio, o telefone celular do comparsa, que é da cidade de Morungaba.