PM de Itatiba salva homem em condições de risco à vida

Por Ivan Machado / Jornal da Região
Um homem precisou ser contido pela Polícia Militar de Itatiba, na noite de sexta-feira (23), devido suas condições de risco à própria vida.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela PM, as equipes foram acionadas via 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender uma ocorrência inicialmente classificada como desinteligência.
No local, os policiais se depararam com homem, que apresentava comportamento visivelmente alterado e lesões cortantes provocadas por estilhaços de vidro.
O homem havia danificado voluntariamente janelas e um espelho da residência em ato de autolesão.
Durante o primeiro contato com a polícia, ele demonstrava comportamento desorganizado e afirmava desejar tirar a própria vida, motivado por problemas em seu relacionamento afetivo.
A equipe inicial, composta pelo Cabo PM Alexandre e pelo Soldado PM Gambatti da viatura I-49216, tentou estabelecer diálogo para acalmar a vítima, mas ele permanecia resistente e hostil.
Diante da persistência do risco, foi solicitado apoio, comparecendo ao local o CGP II (viatura I-49210) com o 2º Sargento PM Fernando e o Cabo PM Proença, além da viatura I-49234 com o Cabo PM Spencer e o Soldado PM De Mattos.
Durante nova tentativa de mediação, o homem lançou-se pela janela em atitude ameaçadora.
Diante da iminência de risco, a equipe procedeu à contenção física do envolvido, empregando técnica de imobilização prevista no manual operacional da corporação.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro à vítima.
A unidade de resgate UR-19213, sob responsabilidade do Cabo PM Ramos, realizou o atendimento e conduziu o homem até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficou aos cuidados da médica Paula Letícia Camaroto para avaliação clínica e demais procedimentos médicos necessários.