Plano Municipal de Saneamento Rural será apresentado em audiência pública na próxima terça-feira

Foto: Divulgação / PMI
A Prefeitura de Itatiba promove, na próxima terça-feira (21), audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR), que será realizada às 18h no Auditório da Prefeitura, no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. O evento é aberto ao público e representa uma importante oportunidade de participação popular na definição das próximas ações voltadas às áreas rurais do município.
O Plano será uma ferramenta de planejamento de políticas públicas de curto, médio e longo prazo voltadas aos quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto sanitário, drenagem das águas pluviais e controle de enchentes, além da limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos sólidos.
Moradores e interessados podem enviar contribuições até o dia 20/10 por meio do formulário disponível em https://forms.gle/gch8zsN7BMJFrnVy6. As sugestões serão analisadas pela equipe técnica da Prefeitura e poderão ser incorporadas à versão final do documento.
A versão preliminar do PMSR, junto a outras informações, está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura: www.itatiba.sp.gov.br/secretarias/meio-ambiente-e-agricultura/plano-municipal-de-saneamento-rural.
Elaboração do Plano
A EME Engenharia Ambiental é a empresa responsável pela elaboração técnica do Plano, que foi construído com base em consultas aos moradores das zonas rurais, para que o diagnóstico reflita as reais demandas do campo e proponha soluções adequadas à realidade local.
O PMSR conta com recursos obtidos pela Prefeitura junto à Agência das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Os grupos de trabalho que acompanham o processo incluem profissionais das secretarias municipais, representantes da sociedade civil, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Saneamento Básico, além do Sindicato Rural de Itatiba e da Universidade São Francisco (USF). Também participam técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e da Sabesp, órgão do Governo do Estado de São Paulo.