PF fiscaliza fábricas e depósitos de bebidas em três estados após suspeitas de adulteração com metanol

Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal e o Ministério da Agricultura e Pecuária fazem nesta sexta-feira uma nova etapa de fiscalizações em fábricas e depósitos de bebidas em três estados. A ação teve como foco principal a investigação de suspeitas de adulteração com metanol, substância tóxica que pode causar intoxicação grave e até morte.
As operações aconteceram em Capivari e Itupeva, na região de Campinas; Poços de Caldas, em Minas Gerais; e Pinheiro Preto (região de Chapecó) e Joinville, em Santa Catarina.
Durante as diligências, as equipes recolheram amostras de bebidas armazenadas e produzidas nos locais fiscalizados. Os materiais serão encaminhados para análise em laboratório, com o objetivo de verificar a presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima do permitido. Também será avaliada a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela produção ou manipulação dos produtos.
Segundo os órgãos envolvidos, a fiscalização desta sexta-feira foi mais ampla do que a realizada no dia anterior, com foco especial em depósitos e distribuidores de garrafas de gim. As investigações começaram após denúncias e levantamentos que indicaram a possível adulteração de bebidas alcoólicas.
* com informações da Rádio CBN Campinas