PF e Viracopos realizam simulado com atirador ativo no saguão do aeroporto
O Exercício foi coordenado pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal

Da Redação
A Polícia Federal (PF) e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizaram na quarta-feira, dia 27, no saguão de embarque do aeroporto, um treinamento de segurança chamado “Reação a Atirador Ativo”, no qual é simulado o ataque de homem armado. Esta é a primeira vez que este tipo de exercício é realizado em Viracopos.
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. De acordo com o treinamento, um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque de passageiros e começaram a atirar em pessoas que ali estavam como participantes cenográficos.
Em seguida, houve a ação de um grupo especial da Polícia Militar, que eliminou um atirador e rendeu o outro que estava sem a máscara. Pelo menos 70 pessoas participaram do simulado, que durou aproximadamente 30 minutos e contou com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, gerências de Viracopos, lojistas, companhias aéreas e órgãos públicos.
Para o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, agente da Polícia Federal Robson Moreira de Souza, o exercício simulado de Reação a Atirador Ativo é importante para conscientizar a comunidade aeroportuária a respeito de procedimentos específicos de segurança e das alternativas em caso de ocorrência de um caso de atirador ativo nas dependências do aeroporto.
“Foi um sucesso total este teste em Viracopos. Os resultados ultrapassaram as expectativas. O público se envolveu e as forças de segurança que participaram foram muito bem, inclusive, prevendo ameaças que eu mesmo não tinha previsto como planejador do ataque”, disse o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, que atuou como o atirador ativo mascarado durante o exercício.
O treinamento do atirador ativo não é uma exigência normativa aos aeroportos. Após o exercício, é realizada uma avaliação das situações de risco e um relatório é encaminhado ao aeroporto para sugerir pontos de melhorias.
ESAIA
Pela primeira vez, o ESAIA de Viracopos foi supervisionado e coordenado pelo Comando de Operações Táticas (COT), que é a unidade de operações especiais e contra-terrorismo e ações ilícitas da Polícia Federal.
Pelo menos 80 pessoas participaram do simulado de sequestro de uma aeronave estacionada em um dos pátios do aeroporto. O princípio básico das ações visou garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, além de demais pessoas envolvidas na operação do lado de fora da aeronave.