Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Redação

Parlamento Jovem de Itatiba diploma 19 estudantes e elege Mesa Diretora para 2026

Por Redação

Foto: Comunicação / CMI

A Câmara Municipal de Itatiba realizou, na noite desta segunda-feira (22), a Sessão Solene de Posse e Eleição da Mesa Diretora da quarta edição do Parlamento Jovem. A cerimônia, realizada no Teatro Ralino Zambotto, marcou a diplomação de 19 estudantes representantes dos grêmios estudantis das escolas municipais, que passam a integrar oficialmente o programa voltado à formação cidadã e à participação política dos jovens. O evento reuniu familiares dos estudantes, autoridades municipais e representantes da área da educação.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador David Bueno, idealizador do projeto, além dos vereadores Fernando Soares, Galo Herculano, Igor Hungaro e Juninho Parodi. Também participaram da solenidade a secretária municipal de Educação, Sueli Tuon, e a coordenadora municipal dos Grêmios Estudantis, Maria Elizabeth Tafarello. Durante a cerimônia, os jovens parlamentares receberam seus certificados de diplomação das mãos das autoridades e foram homenageados com o botton oficial do Parlamento Jovem, entregue por seus familiares.

Criado por meio do Decreto Legislativo nº 01/2023, o Parlamento Jovem tem como objetivo aproximar os estudantes do funcionamento do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência prática sobre democracia, cidadania e participação política. Segundo David Bueno, a iniciativa busca estimular o interesse dos jovens pela vida pública e criar um espaço para que apresentem sugestões e reivindicações voltadas ao desenvolvimento do município. Já a secretária Sueli Tuon destacou que o programa complementa o trabalho realizado nas escolas ao incentivar o pensamento crítico, a argumentação e o compromisso com a coletividade.

Após a diplomação, os estudantes participaram da eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da atual legislatura jovem. Por votação nominal, foram eleitas Maria Beatriz Eufrosino Barbieri para a presidência, Lavínia Oliveira Gonçalves para a vice-presidência, Sofia Almeida Acciari Sole como primeira secretária e Karoline dos Santos Ribeiro como segunda secretária. A primeira Sessão Ordinária do Parlamento Jovem está marcada para o dia 6 de agosto, às 19h, no Plenário Vereador Abílio Monte, quando os jovens parlamentares apresentarão requerimentos e indicações com propostas de melhorias para a cidade.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aceitar todos os cookies