Outubro Rosa: cresce o diagnóstico de câncer de mama em mulheres jovens
Centro de Oncologia Campinas preparou extensa programação com o objetivo de impedir que a desinformação leve à detecções tardias

Foto: Divulgação
O diagnóstico de câncer de mama em mulheres jovens cresceu nas últimas três décadas. Os casos anuais apresentaram aumento de 79% em pessoas abaixo de 50 anos, de acordo com estudo do BMJ Oncology. Pesquisas recentes apontam que, entre 2012 e 2021, a incidência geral aumentou 1% ao ano, mas em mulheres jovens (30-39 anos), o incremento foi mais pronunciado, especialmente em subtipos agressivos. Houve maior detecção de tumores avançados devido também ao atraso no diagnóstico. Impedir que a desinformação se torne uma facilitadora para diagnósticos tardios é justamente um dos objetivos da Campanha Outubro Rosa, dedicada ao câncer de mama.
Quando a doença é diagnosticada em fases iniciais, o sucesso dos tratamentos chega a 95%. O Centro de Oncologia Campinas preparou uma extensa programação ao longo do mês para reforçar os objetivos do Outubro Rosa (veja abaixo as ações). Palestras em empresas e instituições, assim como na sede do COC, foram programadas para levar conhecimento às mulheres.
“Diferentemente das mulheres mais velhas, os tumores em jovens tendem a ser mais agressivos, com subtipos como o triplo negativo ou HER2-positivo, o que exige maior atenção à prevenção e detecção precoce”, orienta Fernando Medina, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas.
Recentemente, o Ministério da Saúde garantiu o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 40 a 49 anos, mesmo que elas não apresentem sinais ou sintomas de câncer. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença, segundo a Pasta. Antes, a orientação do exame era direcionada apenas a mulheres de 50 a 69 anos.
Números e causa
Levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), mostrou que a incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos passou de 8% em 2009 para 22% em 2020.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 73.610 novos casos de câncer de mama neste ano – uma taxa de 66 casos por 100.000 mulheres. Em mulheres jovens, a incidência é menor, mas representa uma proporção significativa: cerca de 5% dos casos ocorrem em mulheres abaixo de 35 anos, e aproximadamente 11,9% das mulheres em tratamento estão na faixa etária inferior a 40 anos.
Na faixa de 40 a 49 anos, foram notificados 71.204 casos entre 2018 e 2023, destacando que o câncer de mama é raro em jovens e sua ocorrência aumenta progressivamente com a idade.
“O aumento notável de diagnósticos em faixas etárias mais baixas é impulsionado por mudanças no estilo de vida e fatores genéticos. Histórico familiar de câncer de mama (especialmente antes dos 50 anos) ou mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 aumentam o risco em até 72% para portadoras”, detalha Medina.
Com relação ao estilo de vida, a obesidade, especialmente na adolescência ou infância, está associada a um risco 1,5 vez maior de desenvolver a doença, devido ao estrogênio produzido pelo tecido adiposo. Consumo excessivo de álcool (mais de 1 dose/dia), tabagismo e dieta rica em gorduras saturadas contribuem para até 30% dos casos. Atividade física insuficiente e sedentarismo agravam o quadro.
Prognóstico
O prognóstico do câncer de mama em mulheres jovens é geralmente pior do que em idosas, sendo a idade abaixo de 40 anos um fator de risco independente para desfechos desfavoráveis.
Tumores em jovens são mais agressivos: apresentam maior tamanho (>2 cm em 60% dos casos), envolvimento linfonodal (positivo em 50-70%), metástases e subtipos como triplo negativo (ausência de receptores de estrogênio, progesterona e HER2), que respondem menos à terapia hormonal e têm taxa de recorrência de 20-30% em 5 anos.
“Estudos mostram que mulheres jovens têm sobrevida em 5 anos de cerca de 80-85%, comparado a 90% em média das mulheres acima de 50, devido ao diagnóstico em estágios avançados (III/IV em 40% dos casos) e instabilidade genética dos tumores. Fatores como linfonodos positivos e grau histológico alto pioram o quadro, com maior risco de metástase distante”, descreve Fernando Medina.
O diagnóstico precoce, via autoexame e exames de imagem, melhora significativamente as chances, podendo elevar a cura para 90% em estágios iniciais. Avanços em tratamentos, como imunoterapia e terapias alvo, estão melhorando o prognóstico, especialmente para HER2-positivo.
“Embora o câncer de mama em jovens seja menos comum, seu aumento e agressividade demandam vigilância. Mulheres jovens com fatores de risco devem consultar mastologistas para avaliações personalizadas, priorizando hábitos saudáveis como dieta equilibrada, exercícios e controle de peso. A conscientização, como no Outubro Rosa, é chave para reverter tendências e salvar vidas”, afirma Medina.
PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA DO COC
Dias 6, 13, 20 e 27 – Ciclos de palestras sobre câncer de mama na sede do COC, abertas à comunidade. Os encontros têm início sempre às 8h30, no auditório do Centro. São discussões sobre temas relacionados ao câncer de mama, que envolvem tratamentos avançados, alimentação, direitos do paciente, rede de cuidados, saúde a longo prazo, explicações sobre radioterapia e quimioterapia, tipos de tratamento, entre outros.
Dia 18/10 – 6ª edição da Caminhada Outubro Rosa, para conscientização sobre o câncer de mama. O percurso de 2,5km tem saída e chegada na sede do COC, com várias atrações. As inscrições vão até o dia 17/10/2025 via formulário online neste link. (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu0DdQKBfFGE2uoeOghWb478rO1oi99RoiAy_pSeKtQq4aPA/viewform ) . O valor do kit é R$ 75,00. É preciso enviar o comprovante de pagamento da inscrição via WhatsApp (19) 99368-8704. A retirada dos kits da caminhada ocorrerá de 16 a 18 de outubro, das 9h às 17h, na sede do COC, à rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas.
26/10 – Ação realizada pela Prefeitura de Campinas na Lagoa do Taquaral. O COC estará no estande no evento, que inclui uma caminhada, e também distribuirá material de orientação sobre câncer de mama.
Durante todo o mês de outubro – palestras em empresas e instituições para orientar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama. Interessados podem entrar em contato o COC para agendar as palestras pelo e-mail palestras@oncologia.com.br