Odontologia preventiva: hábitos simples que fazem toda a diferença
Um sorriso saudável requer cuidados cotidianos e visitas regulares ao dentista

Foto: iStock/ FreshSplash
Muitas pessoas optam por ir ao dentista apenas quando algum problema surge, mas a odontologia preventiva é essencial para impedir que doenças bucais se instalem. A prática da prevenção é voltada para a manutenção, de forma que evite problemas dentários.
Essa abordagem utiliza técnicas simples e orientações para educar as pessoas a praticarem hábitos saudáveis para os dentes e as gengivas. É uma forma de ficar longe de procedimentos complexos, problemas graves e mais despesas, por isso é indispensável para todos, independentemente da idade.
Os benefícios da odontologia preventiva
O cuidado com a saúde bucal tem forte poder sobre a qualidade de vida, pois alivia dores, problemas com mau hálito e complicações ocasionadas pela má higiene. Entre as principais garantias de se prevenir e visitar o dentista mesmo quando não há algum desconforto, podemos citar:
· prevenção de doenças bucais;
· redução de gastos;
· dentes saudáveis por mais tempo;
· manutenção da aparência dos dentes;
· melhoria na saúde geral.
Influência da saúde bucal no corpo
Doenças comuns como cáries, gengivite e inflamações acontecem com frequência, se a pessoa não cuida da saúde oral. Mesmo quando tudo aparenta estar dentro dos conformes, é possível que exista algum princípio de problema nos dentes que somente um profissional pode ver ao examinar.
Além disso, manter uma boa saúde oral influencia em todo o corpo, como diabetes e problemas relacionados ao coração. A boca pode ser porta de entrada para bactérias que desencadeiam acúmulo de gordura nas artérias, por exemplo, e isso aumenta o risco de problemas cardiovasculares.
A importância dos hábitos na saúde oral
Para garantir a saúde bucal, o estilo de vida faz diferença. Não basta escovar os dentes três vezes ao dia, é preciso fazer da maneira correta, com os produtos certos, e ter hábitos saudáveis no geral, como boa hidratação, alimentação balanceada com pouco açúcar e gordura e não abusar de álcool e tabaco.
Para a escovação, é viável optar por uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor, escovando sem muita força e com movimentos circulares. Além disso, o fio dental diariamente é um complemento para remover resíduos mais difíceis de alcançar. Limpar a língua também é indispensável para manter um bom hálito.
Periodicidade de consultas preventivas
O tempo recomendado para ir ao dentista é fazer checkups regulares a cada seis meses. Em casos de predisposição e maior risco de desenvolver cáries e doenças na gengiva, as consultas podem ser trimestrais, a depender do que o médico recomendar.
As consultas de odontologia preventiva são importantes para detectar os problemas no início para um tratamento mais eficiente e sem graves consequências. Além disso, os dentistas costumam educar sobre a importância da boa higiene bucal e dos hábitos corretos para adotar no dia a dia.
No geral, manter as gengivas saudáveis é a chave para garantir a longevidade dos dentes e manter a estética da boca sempre em dia. As práticas adotadas eliminam manchas, desgastes e acúmulo de tártaro nos dentes, além de realizar as limpezas profissionais, quando necessário.