Obras de arquitetura no Brasil que todo estudante precisa conhecer
Existem obras incríveis de arquitetura que devem ser conhecidas por todos os estudantes e pessoas que querem se aprofundar em arquitetura
Foto: iStock/ filipefrazao
Estudantes e pessoas que querem seguir carreira na arquitetura precisam sempre buscar referências e evoluções. O Brasil é um país muito plural e muito cultural. Na arquitetura, isso não é muito diferente. As obras de arquiteturas brasileiras contam toda a história do país e todos os movimentos como um todo. Com arte e tecnologia, a evolução serve de aprendizado, repertório e também ajuda a desenvolver criatividade e senso crítico.
Explorar ícones da arquitetura brasileira desenvolve olhar histórico. Existem diversos prédios, construções e até mesmo uma cidade inteira, como Brasília, que foi desenvolvida com todo um embasamento arquitetônico.
A importância de estudar obras de arquitetura no Brasil
Existem apenas vantagens para estudantes e amantes de arquitetura em explorar essas obras que se arrastam por todo o Brasil. Com elas, um senso de arte e crítico é ainda mais desenvolvido e se torna cada vez mais afiado.
Além disso, ajuda a trabalhar a percepção espacial e todo o movimento histórico que elas carregam consigo. Em Minas Gerais, por exemplo, as igrejas de cidades como Ouro Preto e Tiradentes trazem uma energia forte do movimento barroco.
Para estudantes, visitar prédios históricos do Brasil se torna um atalho e uma forma de entender e estudar projetos, implantação e relação que trazem com a cidade.
Obras clássicas da arquitetura moderna brasileira
Existem obras clássicas da arquitetura moderna brasileira que não podem ser deixadas de lado por esses estudantes. Brasília é um exemplo a ser muito tomado, até mesmo pela parte histórica. Existem construções lá, como Palácio da Alvorada e a Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer (com plano urbano de Lúcio Costa), que mostram como estrutura, modernismo e planejamento caminham juntos.
Em São Paulo, maior metrópole da América Latina, existem outras construções que chegam fortes como pontos de referências também. Em São Paulo, o MASP, de Lina Bo Bardi, revolucionou. O Copan, também de Niemeyer, traz todo um contexto de como a habitação de larga escala funciona, sendo um dos grandes pontos também da fotografia mundo afora.
Obras contemporâneas que marcaram a arquitetura nacional
Estruturas no Rio de Janeiro, como o Parque Lage, trazem muitas referências para estudantes de arquitetura também. O Museu do Amanhã é outro exemplo clássico de modernismo e como um ponto que, além de turístico, ajuda a debater a sustentabilidade como pauta de projeto.
Em Minas Gerais, surgem os exemplos das igrejas barrocas citadas anteriormente, além disso, pontos como Inhotim ajudam a integrar arte, paisagens e pavilhões como uma integração da cidade com a natureza.
Para se aprofundar além dos vastos conhecimentos que uma faculdade de arquitetura traz, entender como funcionam os projetos citados é uma maneira de trazer um aprofundamento e uma evolução ainda maior nesse cenário.