O contato com a natureza promove bem-estar físico e mental
Fim de semana apenas mexendo no celular? Nada disso! Saiba como o contato com a natureza proporciona mais qualidade de vida para você

Foto: Divulgação
Qual foi a última vez que você viajou para destinos como Pantanal, Amazônia e Chapada dos Veadeiros? Esses são apenas alguns dos inúmeros - e belos - destinos naturais que atraem os amantes da natureza no Brasil. Ao planejar uma viagem de ecoturismo para um lugar repleto de natureza e belas paisagens, muita gente busca restaurar suas energias e reencontrar consigo mesmo.
Mas afinal, por que esse contato com a natureza é um momento tão especial? Quais os benefícios que as atividades em áreas verdes proporcionam ao corpo, tanto no lado físico quanto mental? A seguir, entenda como a sua qualidade de vida pode se tornar muito melhor quando a natureza faz parte do seu dia a dia.
Benefícios para a saúde física
Praticar exercícios físicos em locais fechados, como a academia, pode ser algo prazeroso e eficaz, é verdade. Por outro lado, a rotina pode gerar uma sensação de sufocamento. Para aliviar esse sentimento, nada melhor do que praticar exercícios ao ar livre. Ambientes naturais, como parques, incentivam atividades como caminhadas, corridas, ciclismo e trilhas. Desse modo, a pessoa se mantém motivada para continuar se exercitando, reduzindo as chances de desenvolver doenças crônicas e o sedentarismo.
Essa conexão também é importante para desenvolver uma melhora do sistema imunológico. Quando a pessoa se expõe regularmente à natureza, estudos mostram que há uma associação entre esse hábito e um aumento na atividade das células desse sistema, permitindo que o corpo possa combater melhor as doenças.
A saúde cardiovascular também é favorecida, além dos benefícios proporcionados pelos exercícios físicos. Segundo estudos, a exposição ao meio ambiente colabora para reduzir a pressão arterial, fortalecendo o sistema e promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Impactos positivos na saúde mental
E em relação à saúde mental, quais são os benefícios que a conexão com a natureza proporciona? Especialistas destacam o relaxamento e a redução do estresse como alguns dos principais benefícios. Quando o indivíduo se expõe em um ambiente natural, ele consegue regular a frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial e os níveis de cortisol. O resultado? Os indicadores de estresse são reduzidos, sem contar que a exposição à luz solar estimula a produção de vitamina D, que está associada à redução de sintomas depressivos.
Conectar-se com a natureza também é uma forma de restaurar a atenção, reduzir a fadiga mental e aprimorar a criatividade. Estudos mostram que crianças e adultos com TDAH apresentam melhora no foco e redução de sintomas após praticar atividades ao ar livre. Expor-se à natureza também ajuda no desempenho cognitivo, estimulando a criatividade, sobretudo após realizar atividades que restauram a atenção.
Para pessoas diagnosticadas com transtornos psíquicos, esse contato com a natureza também se mostra muito benéfico, auxiliando na redução de sintomas. Segundo estudos na área, intervenções baseadas na conexão com o meio ambiente, como prática de exercícios em áreas verdes e jardinagem, mostraram-se vitais para que o paciente consegui-se melhorias significativas, em especial nos quadros de estados ansiosos e depressivos.
Estar mais tempo em contato com a natureza também significa passar menos tempo diante das telas, certo? Uma mudança simples que impacta positivamente sua saúde! O uso excessivo de aparelhos é capaz de prejudicar comportamentos protetores da saúde mental, afetando a qualidade do sono e diminuindo a prática de atividades físicas. Portanto, que tal fazer um grande favor ao seu organismo? A convivência com a natureza oferece um contrapeso, promovendo a redução do estresse, o fortalecimento do bem-estar psicológico e a restauração da atenção.